Implante de prótese peniana: dúvidas, vantagens e desvantagens

POR Dr. Paulo Egydio

VANTAGENS E DESVANTAGENS - PRÓTESE PENIANA.001

Sabemos que falar sobre prótese peniana gera diversas dúvidas nos homens. Há quem espera que ela aumente o pênis, há quem espera que mude a estética. Mas a verdade é que a prótese, por si só, não pode aumentar o pênis, tampouco mudar a sua estética. Neste blog, iremos falar sobre qual a função da prótese peniana e quais as vantagens e desvantagens em utilizá-la no combate à Disfunção Erétil e Curvatura Peniana.

AS VANTAGENS DA PRÓTESE PENIANA

Alguns pacientes têm dúvidas sobre a possibilidade da prótese aumentar o pênis ou desentorta-lo. Essas não são funções que o implante peniano resolve. 

A prótese peniana tem a finalidade de oferecer resistência vertical ao pênis. Essa resistência é necessária para que o paciente possa ter uma penetração de qualidade, sem que o pênis dobre ou escape durante a relação sexual. Logo, o implante peniano tem a finalidade de resolver a Disfunção Erétil do paciente

Você pode saber mais sobre como funcionam as próteses clicando aqui.

Recuperar a rigidez e a saúde do pênis

Recuperar a rigidez é a função primordial da prótese peniana,pois o paciente poderá ter suas relações sexuais normalmente. Isso porque, como dito anteriormente, a prótese fornece resistência vertical para que o paciente tenha uma penetração sem riscos de que o membro escape ou dobre. 

Outra vantagem é oferecer ao paciente a possibilidade de não precisar mais utilizar os tratamentos medicamentosos para solucionar a Disfunção Erétil, como os comprimidos e as injeções penianas.

Muitas vezes, os tratamentos medicamentosos são utilizados há um tempo, e não dão mais o resultado esperado, mesmo com o aumento da dose. Resta ao homem duas opções: optar pelas injeções penianas, onde o próprio paciente se aplica a medicação na base do pênis, ou, o implante de prótese.

Para elucidá-lo melhor a respeito dos tratamentos existentes para a solução da disfunção, escrevi um blog que pode ser acessado clicando aqui. 

Recuperar a autoconfiança

A prótese peniana, por recuperar a funcionalidade do pênis, permitirá a recuperação da autoconfiança, da autoestima, além de melhorar a condição psicológica do paciente. 

É fundamental vencer o medo e a falta de confiança, pois, os danos causados pela Disfunção somados aos danos causados pelos traumas psicológicos referentes à vida sexual, causam no paciente uma condição psicológica de depressão e desmotivação.

Evitar a Doença de Peyronie

A Doença de Peyronie, ou Curvatura Adquirida, é caracterizada pelo surgimento de fibroses dentro do pênis que causam a diminuição e afinamento do órgão. O implante de prótese peniana também tem a finalidade de prevenir que o pênis tenha novas fibroses causadas pela Doença de Peyronie. 

Mas como isso é possível? Para solucionar a Curvatura Adquirida, são realizadas incisões geométricas dentro do pênis no sentido vertical, para aumentar o calibre, e na horizontal, para aumentar o tamanho dentro dos limites dos nervos permitidos pela ciência. Esse procedimento permite que a prótese peniana seja implantada com o pênis curado da Doença de Peyronie, o que evita que novas fibroses retornem. 

Retomar a vida sexual

O uso da prótese peniana livra o paciente de utilizar outros métodos de tratamento da Disfunção Erétil, como os medicamentos de uso oral e as injeções penianas.

 Quando os medicamentos de uso oral não fazem mais efeito ou o paciente já utiliza as injeções mas não quer mais se submeter a esse tratamento, a prótese peniana é a solução ideal para que este paciente esteja sempre pronto para o a hora “H”. A prótese dá autonomia, liberdade e segurança para o homem.

AS DESVANTAGENS DA PRÓTESE PENIANA

Uma desvantagem do implante da prótese é a implementação da prótese sem o processo de Reconstrução Peniana. 

Isso porque, a reconstrução peniana não necessariamente depende do implante para ser realizado e ter sucesso. Mas, a prótese peniana para ser bem sucedida e dar ao paciente o resultado esperado, precisa da reconstrução antes de ser implantada. 

Ocorre que, como dito anteriormente, a reconstrução permite que os tecidos do pênis sejam expandidos, tanto na vertical quanto na horizontal. Isso permite que o pênis expanda até o limite dos nervos e da uretra. Assim, o cirurgião poderá implantar uma prótese maior que esteja de acordo com o tamanho recuperado do pênis. 

É válido, então, afirmar que: o que aumenta e engrossa o pênis não é a prótese e sim a reconstrução peniana. 

Após a colocação da prótese, o paciente só poderá retornar às atividades sexuais quando estiver totalmente recuperado, o que pode levar até sessenta dias. Sabemos que é um processo que exige paciência e disciplina, mas o período de recuperação faz parte de todo procedimento cirúrgico. 

Um outro problema a ser enfrentado é o fato de que, no Brasil, não há uma obrigatoriedade para que os planos de saúde cubram todos os tipos de prótese. Segundo a inclusão da ANS (Agência Nacional de Saúde) no Rol de procedimento para cobertura, os planos de saúde ficam obrigados a fornecer aos pacientes apenas os modelos maleáveis. Para os hidráulicos / infláveis ainda não é obrigatório que os planos de saúde façam cobertura total. 

Para que você consiga fazer uma programação financeira, escrevi um blog sobre O que avaliar ao pesquisar e quanto custa uma prótese peniana, que pode ser acessada clicando aqui. 

POR ONDE DEVO COMEÇAR?

Antes de colocar uma prótese peniana, não exite em pesquisar e sanar todas as suas dúvidas com seu médico. É essencial que você se sinta seguro para passar por este processo. 

Caso você tenha passado por um problema de diminuição do pênis, o que também acontece com os anos, seu médico pode aproveitar o mesmo processo de implantação da prótese para realizar a reconstrução peniana. 

Para orientá-lo sobre como é possível saber se seu pênis diminuiu, escrevi um blog que você pode acessar clicando aqui. 

Se você tem medo do processo cirúrgico, saiba que ele não tem grandes complicações e é seguro. Existe uma série de métodos que tornam a cirurgia confiável, como cuidados para evitar infecções através de procedimentos intraoperatórios, lavagens com soluções e antibióticos. Além do cuidado pré operatório no preparo dos tecidos para diminuir o número de bactérias e, portanto, garantir a segurança na prevenção de infecção. 

Há também uma evolução tecnológica dos implantes, que contam com antibióticos para prevenir infecções. Além da cobertura de garantia por parte das empresas fabricantes, que cobrem financeiramente o paciente caso haja problema com a prótese em questão. 

A cirurgia é realizada com anestesia local e sedação, e permite que o paciente operado saia do hospital no mesmo dia. 

Espero ter sanado suas dúvidas primárias sobre as vantagens e desvantagens do uso da prótese peniana. Se ficou alguma dúvida, entre em contato comigo ou minha equipe através do formulário aqui do site, ou nos envie uma mensagem no WhatsApp,  iremos atendê-lo com sigilo e segurança. 

Abaixo, você encontra um vídeo onde falo tudo sobre as vantagens e desvantagens do implante de prótese peniana e responder as questões mais frequentes sobre o tema. 

Video - Vantagens e Desvantagens da Prótese Peniana

Se você percebe que a sua ereção não é mais a mesma e sabe que esta na hora de considerar um implante de prótese peniana, preencha o formulário de pré-análise e vamos iniciar um diálogo em busca do tratamento.

RECEBER PRÉ-ANÁLISE

LEIA MAIS

Dr. Paulo Egydio

MD, PhD, Referência Mundial no Tratamento da Doença de Peyronie, Pênis Curvo e Implante de Próteses Penianas. Doutor em Urologia pela USP, CRM 67482.

INSCREVA-SE NO BLOG