Tipos de Prótese Peniana: Conheça os diferentes Implantes Penianos

protese-peniana-tipos

Já falamos aqui para que serve a prótese peniana e como identificar se você precisa ou não de uma. Tão importante quanto esses dois tópicos é entender quais são os tipos existentes no mercado e esclarecer suas dúvidas sobre cada um deles. Isso é importante caso você venha a precisar deste tratamento algum dia.

A escolha do tipo de prótese a ser usada, no entanto, irá depender de uma pré-avaliação no momento da consulta. Além da preferência do paciente, alguns fatores são avaliados para esta decisão, como a condição médica, estilo de vida, custos e outros aspectos relacionados ao tamanho do escroto, comprimento e calibre do pênis.

Nesse post você vai entender todos os detalhes sobre a escolha da prótese peniana e, se houver dúvidas, você pode entrar em contato comigo através deste formulário.

 

PRÓTESE PENIANA MALEÁVEL OU PRÓTESE DE PÊNIS SEMIRRÍGIDA

protese-peniana-maleavel

Mantém o pênis em em estado de ereção, esticado e, por ter boa maleabilidade, acomoda no corpo com uma cueca mais justa. Estas são as principais características da prótese maleável ou semirrígida, que ainda tem a vantagem de não apresentar vazamentos líquidos, não parar de funcionar subitamente, além de ter uma baixa necessidade de troca, principalmente quando comparada aos modelos infláveis (ou hidráulicos).

As duas hastes - filamentos de prata envolvidos por silicone - deixam o pênis maleável e permitem que ele seja gentilmente acomodado para baixo ou para os lados (virilha). No momento do sexo, basta colocá-lo na posição reta e você estará pronto iniciar a relação.

Já o grau de maleabilidade do pênis e a ereção residual não dependem apenas do tipo da prótese. Um resultado satisfatório vai depender, principalmente, de um procedimento cirúrgico adequado, que leva em consideração as estruturas dos corpos cavernosos de cada paciente. A grande chave para um melhor resultado é a reconstrução dos tecidos destinada à recuperação do tamanho e do calibre peniano, associada ao dimensionamento correto do implante no órgão reconstruído. Quando a prótese é colocada sem a reconstrução, as chances de insatisfação do paciente são bem maiores.

 

PRÓTESE PENIANA ARTICULÁVEL

A prótese articulável pode ser dobrada mais facilmente que a maleável, também é revestida por silicone e facilita ainda mais o ocultamento da ereção. No entanto, as pequenas seções articuladas que compõem a prótese contribuem para um cenário de menor firmeza na penetração, que também chamamos de baixa rigidez vertical ou axial. Trata-se de um modelo de implante peniano menos popular que os demais, mas, como eu disse acima, é importante que você saiba da existência deste modelo para sanar as suas dúvidas de uma vez por todas. Em alguns casos, utilizando-se um modelo com mais calibre, a prótese articulável também oferece boa rigidez axial.

 

PRÓTESE PENIANA INFLÁVEL

A maior vantagem desse tipo de prótese é a possibilidade de inflar e retomar a flacidez do pênis quando for mais conveniente para você. Isso faz muitos homens considerá-la a mais discreta, porém, ela tem um funcionamento meticuloso e necessita atenção.

Nesse tipo de implante o homem produz a ereção ao manipular uma bombinha alojada no escroto com soro fisiológico. O líquido percorre os cilindros implantados no pênis, que ativam o sistema hidráulico e os inflam. Após o ato sexual, basta pressionar a válvula por alguns segundos para que o líquido retorne ao reservatório e retome a posição de repouso, entretanto, vale ressaltar que o pênis não irá retrair ao ponto de ficar pequeno, com o mesmo tamanho de antes do implante peniano.

 

Prótese inflável de dois volumes ou três volumes?

A prótese inflável pode ter dois ou três volumes e ambas funcionam de maneira muito similar. A diferença é que a de três volumes possibilita um maior volume de troca de líquido no sistema, permitindo maior enchimento dos cilindros quando acionada para ereção e maior flacidez quando desativada. Isso acontece porque este modelo, além dos dois cilindros e da bombinha, possui também um reservatório extra de soro fisiológico ( * ), instalado de forma imperceptível no abdome do paciente.

 

protese-peniana-inflavel-2-ou-3-volumes

Imagem - Diferenças entre as próteses penianas infláveis - 2 e 3 volumes.

 

A desvantagem da prótese inflável, seja ela de dois ou três volumes, é o risco de vazamento do soro. Por ser mais complexo, o seu sistema é passível de falhas mecânicas ocorridas pelo vazamento do líquido, o que vai demandar uma nova cirurgia para troca pois a prótese deixa de funcionar subitamente. Neste caso, a experiência e habilidade do cirurgião é ainda mais importante, tanto para o implante quanto para a conexão de todo o sistema, para evitar novos problemas.

Normalmente essa prótese é indicada a pacientes que têm maior preocupação com a discrição, geralmente homens de menos idade, ou para quem tem problemas orgânicos de enchimento de sangue no pênis, em que a prótese maleável não resolveria satisfatoriamente. Mas essa é uma questão mais profunda, que deve ser discutida durante uma consulta médica e avaliação presencial.

 

COMO ESCOLHER A PRÓTESE PENIANA, A MAIS CARA É A MELHOR?

Nem sempre a opção de prótese mais cara é a melhor. Cada paciente que precisa de uma prótese peniana é examinado de forma individualizada, por meio de algumas perguntas e um exame com ereção induzida artificialmente, associado à um ultrassom de alta definição para avaliar as estruturas internas do pênis. Assim é possível entender as causas da falta de rigidez, se houve alguma perda de tamanho do pênis e as condições associadas à esta diminuição, para definir qual o tipo de prótese mais adequada.

O fator custo-benefício também é sempre levado em consideração. Ao ter consciência das variantes de cada modelo, o paciente pode escolher a que mais lhe agrada, tanto em questão de funcionamento quanto em possibilidade financeira. Portanto, o que vai definir o melhor tipo de prótese a ser implantada é a avaliação do paciente, em conjunto com o médico, e não apenas o preço.

Há vezes em que a prótese maleável pode oferecer a melhor estética peniana, no que se refere ao comprimento e circunferência do pênis, porém com menor custo. Em outros casos é a prótese inflável que trará esse resultado mais harmônico.

O mais importante é fazer o tratamento com um médico especialista, com experiência em reconstrução peniana, visando sempre o melhor resultado de tamanho e calibre do pênis. O diagnóstico e indicações são dados no momento da consulta presencial.

Caso seja de seu interesse, agende um horário para avaliarmos a sua situação. Estou aqui para ajudá-lo.

 

 AGENDAR CONSULTA

Dr. Paulo Egydio

MD, PhD, Referência Mundial no Tratamento da Doença de Peyronie, Pênis Curvo e Implante de Próteses Penianas. Doutor em Urologia pela USP, CRM 67482.





Inscreva-se no blog