Coronavirus: É possível transmitir pelo sexo?

POR Dr. Paulo Egydio

corona-sexo-saiba-a-relacao

O Coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias em seres humanos e animais. O Covid-19, novo vírus descoberto no final de 2019 é reconhecido pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como uma pandemia, pode causar de resfriados à doenças respiratórias mais sérias como a Síndrome Respiratória Aguda Grave. Em alguns casos, o coronavírus pode levar à morte.

A ação do coronavírus obrigou que os países tomassem medidas drásticas a fim de combater a pandemia, como a quarentena, isolamento, métodos de prevenção e higiene, viagens internacionais, importação e exportação, entre outros. 

Nesse blog você irá saber se o coronavírus pode ser transmitido através da relação sexual, quais as medidas tomadas na Egydio Medical Center para combater a pandemia e como a agenda do Dr. Paulo Egydio foi afetada pelo atual momento de crise.

Como é a contaminação do Coronavírus?

O Coronavírus é transmitido através da saliva e sua infecção acontece quando entra em contato com mucosas do corpo. Isso significa que o contágio pode ser por meio de espirros, tosses, beijo na boca ou no rosto, na divisão de objetos pessoais, apertos de mão e outros contatos físicos. 

A penetração sexual por si só não é capaz de propagar o vírus, mas sabe-se que o sexo contém muito contato com a boca, mucosa e saliva. Logo, uma pessoa não infectada em contato íntimo com alguém infectado pode contrair o coronavírus. 

Como prevenir a contaminação do Coronavírus? 

Existem precauções e hábitos de higiene que podem evitar que você se contamine com a doença: 

  • Lavar as mãos, os punhos e entre os dedos com água em sabão sempre que possível;
  • Evitar o contato físico e sexual com pessoas infectadas e em isolamento;
  • Usar álcool em gel após tocar em objetos ou após encostar em lugares públicos, como as barras de segurança de transportes públicos;
  • Evitar aglomerações como bares, shoppings, baladas, etc.;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Evitar o compartilhamento de objetos pessoais, como canudos, copos e talheres;
  • Cobrir o rosto com um lenço descartável ou com o cotovelo caso sinta vontade de tossir e espirrar. 

Prevenções assumidas pela Egydio Medical Center 

Aqui na Egydio Medical Center, a higienização sempre foi nossa prioridade. Em tempos de crise dobramos estes cuidados para que, tanto nossos pacientes quanto nossa equipe, possam estar na clínica com segurança sanitária. Para garantir a segurança de todos, re-organizamos o fluxo de atendimento para que não ocorram aglomerações na Clínica. Também para evitar a grande quantidade de pessoas esperando atendimento, a Clínica conta com salas individuais onde cada paciente espera seu momento de ser atendido. O que torna desnecessária a necessidade de uma recepção. Também para evitar o contágio de pacientes com procedimentos cirúrgicos agendados, optamos por realizar as cirurgias em hospitais sem pronto socorro, o que diminui as chances de contaminação. 

Congressos do Dr. Paulo Egydio

O Dr. Paulo Egydio tinha uma agenda para o 1º semestre de 2020 onde participaria de congressos internacionais importantes para a área urológica mundial, mas, devido à proliferação da pandemia, as datas foram mudadas. Abaixo os Congressos re-agendados. 

  • AUA (American Urology Association) realizada em Washington Dc, onde o Dr. Paulo apresentaria a “Técnica Egydio 2.0”, em maio, foi reagendada; 
  • EAU (European Urology Association) realizada em Amsterdã, onde o Dr. Paulo lecionaria 02 aulas, em março, foi reagendada para julho; 
  • A Masterclass of Serious Implanters, realizada em Londres, em abril, foi reagendada para setembro. 

Abaixo você assiste a um vídeo de pronunciamento do Dr. Paulo Egydio, onde ele fala sobre o os cuidados necessários para combater o coronavírus e as mudanças tomadas na Clínica Egydio Medical Center para que os pacientes tenham um atendimento seguro e satisfatório. 

Sexo-Corona-Youtube

Se você tem alguma dúvida sobre o tema, entre em contato comigo e com a minha equipe através do formulário clicando no botão abaixo. Será um prazer falar com você!

ENTRAR EM CONTATO

LEIA MAIS

Para conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido na clínica pelo Dr. Paulo, confira:

Dr. Paulo Egydio

MD, PhD, Dedicado no Tratamento da Doença de Peyronie, Pênis Curvo e Implante de Próteses Penianas. Doutor em Urologia pela USP, CRM 67482, RQE 19514. - Vencedor do Debate do Sobrevivente da AUA em 2019.

INSCREVA-SE NO BLOG