Prótese Peniana: Como fica a sensibilidade e temperatura pós implante?

POR Dr. Paulo Egydio

Como fica a sensibilidade e temperatura pós implante?

Uma das dúvidas que mais recebo dos meus pacientes, tanto nas consultas, quanto nas redes sociais, é sobre como será a vida depois do processo de implante de prótese peniana. 

Então, para sanar as dúvidas a respeito deste assunto, neste blog falaremos sobre sensibilidade, temperatura e fixação da prótese após o implante.

Como fica a temperatura pós implante de prótese peniana?

O que irriga o pênis é o estímulo erótico, que acontece no cérebro. Este estímulo dilata os corpos cavernosos, o que permite que dentro deles haja mais fluxo de sangue. Este fluxo é o que determina o aquecimento peniano. 

A prótese peniana é alocada perifericamente, preservando ao máximo a esponja dos corpos cavernosos.  Isso preserva o fluxo sanguíneo, mediante erotização, que o paciente já tinha antes do implante. 

É válido salientar que a medição de temperatura do pênis deve ser avaliada com o órgão ereto, ou seja, através de estímulo sexual. É possível observar que a temperatura do pênis pré implante de prótese peniana tende a ser mais gelada. 

Outro fato importante de ressaltar é que, a(o) sua (seu) parceira(o) não necessariamente irá notar a presença da prótese peniana. Isso porque, o que se espera em um ato sexual é o bom funcionamento do pênis.

Um dos conselhos que costumo dar aos meus pacientes é que, mesmo depois do implante, o comportamento na hora “H” seja o mesmo. A rotina sexual do casal deve ser a mais próxima do que era antes do paciente passar pelo processo de implante de prótese peniana. Isso manterá a naturalidade do relacionamento e permitir o aquecimento do pênis. 

Como fica a sensibilidade pós implante de prótese peniana? 

Para responder à essa questão é preciso falar um pouco sobre anatomia: na parte de cima do pênis existem nervos e vasos sanguíneos que fazem a irrigação da glande. Esses nervos e vasos são preservados durante a implantação da prótese devido à utilização da lupa, que aumenta a área e a precisão dos nervos e vasos. Logo, há uma maior preservação da irrigação sanguínea e da sensibilidade da glande. 

NERVOS DO PÊNISImagem: © Egydio Medical Center - Todos os direitos reservados
 

A avaliação do preenchimento e da sensibilidade da glande também deve ser feita mediante erotização. Isso porque, o simples tocar no pênis, como por exemplo em caso de higienização, não resulta em uma ereção. Logo, a sensibilidade genital deve ser avaliada com um estímulo erótico. 

Como obter a melhor aparência do pênis após o implante? 

A reconstrução peniana com a Técnica Egydio, realizada antes do implante de prótese, através de múltiplas e pequenas incisões não resultam em grandes defeitos, como por exemplo, o efeito ondulado no pênis. 

Também é aconselhável não utilizar enxertos para realizar a reconstrução. Porque devido à diferença de tamanhos e espessuras do enxerto, o pênis pode ficar deformado.

Escrevi um blog falando sobre os malefícios do uso de enxertos para a reconstrução peniana que você pode ler clicando aqui. 

A constante evolução da Técnica Egydio permite que o paciente tenha seu pênis expandido até o limite máximo permitido pela ciência, através das incisões realizadas na vertical e na horizontal, sem que hajam ondulações indesejáveis, além de tornar desnecessária a utilização de enxertos.  

Como é feita a fixação? A glande fica caída?

Para que o implante fique bem fixado e a glande não fique caída, é essencial que seja realizada a reconstrução peniana que permitirá que a implantação de uma prótese que corresponda ao tamanho recuperado do pênis. 

A prótese precisa ser devidamente alocada no interior da glande para dar suporte de fixação à ela. 

Tanto com a prótese maleável, quanto com a prótese inflável, a correta fixação da evita que o implante agrida e machuque a ponta do pênis, além de impedir que a glande fique caída.

Você pode saber mais sobre as vantagens e desvantagens da prótese peniana, assistindo ao vídeo em que falei sobre o assunto. Basta clicar aqui.

Outro detalhe técnico que influencia muito no resultado final estético e funcional da prótese peniana é que é preciso que a fixação também seja feita com atenção na base do implante, isso porque é ela que garante a sustentação do pênis.

O uso de extensores influência na funcionalidade da prótese pois, se o implante não for escolhido para suprir o tamanho do pênis reconstruído, ele precisará de uma quantidade de extensores que afeta diretamente sua fixação. 

Abaixo, coloquei algumas imagens que representam o uso do extensor de prótese peniana. Na primeira imagem, é utilizado o menor número de extensores, isso beneficia o pênis com maior rigidez axial.  

Extensores PenianosImagem: © Egydio Medical Center - Todos os direitos reservados

No exemplo à seguir, foi verificado que há necessidade de se aumentar o número de extensores para colocar a prótese peniana de tamanho mais adequado, porém, diferentemente da representação acima, é possível verificar que o pênis passa a não ter a mesma rigidez. 

Extensores Penianos 2

Imagem: © Egydio Medical Center - Todos os direitos reservados

No caso abaixo, foi utilizado uma grande quantidade de extensores para garantir que o pênis tenha o implante peniano de maior tamanho, mas nesse caso, a rigidez esta gravemente comprometida. O alto número de enxertos pode desenvolver o que chamamos de "pênis bambo".

Extensores Penianos 3

Imagem: © Egydio Medical Center - Todos os direitos reservados

Logo, quanto mais parecido for o tamanho da prótese com o tamanho do pênis, menor será a necessidade de extensores e, em contrapartida, maior será a fixação do implante e a sustentação do pênis. 

Abaixo, você pode assistir a um vídeo onde explico como pode ser a vida sexual após o implante de prótese peniana. Assista. 

Como fica a sensibilidade e temperatura pós implante?-2

Se você ficou com dúvida sobre o pós operatório do implante de prótese peniana e quiser conversar, nos mande uma mensagem no WhatsApp ou preencha o formulário deste site que teremos o prazer em atendê-lo. Conte conosco! 

ENTRAR EM CONTATO

Dr. Paulo Egydio

MD, PhD, Referência Mundial no Tratamento da Doença de Peyronie, Pênis Curvo e Implante de Próteses Penianas. Doutor em Urologia pela USP, CRM 67482.

INSCREVA-SE NO BLOG