Como fica a sensibilidade e temperatura pós implante peniano: tire suas dúvidas

Uma das dúvidas que mais recebo dos meus pacientes, tanto nas consultas, quanto nas redes sociais, é sobre como fica a sensibilidade e temperatura pós implante peniano. 

Então, para sanar as dúvidas a respeito deste assunto, neste blog falaremos sobre sensibilidade, temperatura e fixação da prótese após o implante.

Como fica a sensibilidade e temperatura pós implante peniano?

O que irriga o pênis é o estímulo erótico, que acontece no cérebro. Este estímulo dilata os corpos cavernosos, o que permite que dentro deles haja mais fluxo de sangue. Este fluxo é o que determina o aquecimento peniano. 

A prótese peniana é alocada perifericamente, preservando ao máximo a esponja dos corpos cavernosos.  Isso preserva o fluxo sanguíneo, mediante erotização, que o paciente já tinha antes do implante. 

É válido salientar que a medição de temperatura do pênis deve ser avaliada com o órgão ereto, ou seja, através de estímulo sexual. É possível observar que a temperatura do pênis pré implante de prótese peniana tende a ser mais gelada. 

Outro fato importante de ressaltar é que, a(o) sua (seu) parceira(o) não necessariamente irá notar a presença da prótese peniana. Isso porque, o que se espera em um ato sexual é o bom funcionamento do pênis.

Um dos conselhos que costumo dar aos meus pacientes é que, mesmo depois do implante, o comportamento na hora “H” seja o mesmo. A rotina sexual do casal deve ser a mais próxima do que era antes do paciente passar pelo processo de implante de prótese peniana. Isso manterá a naturalidade do relacionamento e permitir o aquecimento do pênis. 

Como fica a sensibilidade pós implante de prótese peniana? 

Para responder à essa questão é preciso falar um pouco sobre anatomia: na parte de cima do pênis existem nervos e vasos sanguíneos que fazem a irrigação da glande. Esses nervos e vasos são preservados durante a implantação da prótese devido à utilização da lupa, que aumenta a área e a precisão dos nervos e vasos. Logo, há uma maior preservação da irrigação sanguínea e da sensibilidade da glande. 

NERVOS DO PENIS
Imagem: © Egydio Medical Center – Todos os direitos reservados

A avaliação do preenchimento e da sensibilidade da glande também deve ser feita mediante erotização. Isso porque, o simples tocar no pênis, como por exemplo em caso de higienização, não resulta em uma ereção. Logo, a sensibilidade genital deve ser avaliada com um estímulo erótico. 

Como obter a melhor aparência do pênis após o implante? 

A reconstrução peniana com a Técnica Egydio, realizada antes do implante de prótese, através de múltiplas e pequenas incisões não resultam em grandes defeitos, como por exemplo, o efeito ondulado no pênis. 

Também é aconselhável não utilizar enxertos para realizar a reconstrução. Porque devido à diferença de tamanhos e espessuras do enxerto, o pênis pode ficar deformado.

Escrevi um blog falando sobre os malefícios do uso de enxertos para a reconstrução peniana que você pode ler clicando aqui. 

A constante evolução da Técnica Egydio permite que o paciente tenha seu pênis expandido até o limite máximo permitido pela ciência, através das incisões realizadas na vertical e na horizontal, sem que hajam ondulações indesejáveis, além de tornar desnecessária a utilização de enxertos.  

Como é feita a fixação? A glande fica caída?

Para que o implante fique bem fixado e a glande não fique caída, é essencial que seja realizada a reconstrução peniana que permitirá que a implantação de uma prótese que corresponda ao tamanho recuperado do pênis. 

A prótese precisa ser devidamente alocada no interior da glande para dar suporte de fixação à ela. 

Tanto com a prótese maleável, quanto com a prótese inflável, a correta fixação da evita que o implante agrida e machuque a ponta do pênis, além de impedir que a glande fique caída.

Você pode saber mais sobre as vantagens e desvantagens da prótese peniana, assistindo ao vídeo em que falei sobre o assunto. Basta clicar aqui.

Outro detalhe técnico que influencia muito no resultado final estético e funcional da prótese peniana é que é preciso que a fixação também seja feita com atenção na base do implante, isso porque é ela que garante a sustentação do pênis.

O uso de extensores influência na funcionalidade da prótese pois, se o implante não for escolhido para suprir o tamanho do pênis reconstruído, ele precisará de uma quantidade de extensores que afeta diretamente sua fixação. 

Abaixo, coloquei algumas imagens que representam o uso do extensor de prótese peniana. Na primeira imagem, é utilizado o menor número de extensores, isso beneficia o pênis com maior rigidez axial.  

Extensores Penianos
Imagem: © Egydio Medical Center – Todos os direitos reservados

No exemplo à seguir, foi verificado que há necessidade de se aumentar o número de extensores para colocar a prótese peniana de tamanho mais adequado, porém, diferentemente da representação acima, é possível verificar que o pênis passa a não ter a mesma rigidez. 

Extensores Penianos 2
Imagem: © Egydio Medical Center – Todos os direitos reservados

No caso abaixo, foi utilizado uma grande quantidade de extensores para garantir que o pênis tenha o implante peniano de maior tamanho, mas nesse caso, a rigidez esta gravemente comprometida. O alto número de enxertos pode desenvolver o que chamamos de “pênis bambo”.

Extensores Penianos 3
Imagem: © Egydio Medical Center – Todos os direitos reservados

Logo, quanto mais parecido for o tamanho da prótese com o tamanho do pênis, menor será a necessidade de extensores e, em contrapartida, maior será a fixação do implante e a sustentação do pênis. Para saber mais sobre como fica a sensibilidade e temperatura pós implante peniano, você pode tirar suas dúvidas por aqui. Entre em contato.

Dr. Paulo Egydio

Médico PhD em Urologia pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros cientifícos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vido, em congressos no Brasil e Exterior.

Leituras Relacionadas

Obra David de Michelangelo em mármore branco. Atrás dele, fundo branco abobadado e quadriculado. A estátua está com o pênis pequeno à mostra e representa a prótese peniana
Disfunção Eretil

Prótese peniana: um guia completo com tudo o que você precisa saber

Prótese peniana é um pequeno dispositivo colocado cirurgicamente no interior...
Fundo branco e sola dos pés de bebê à esquerda levemente enrugados simbolizando a dificuldade de ter filhos e a infertilidade masculina
Disfunção Eretil

Infertilidade masculina: conheça causas, sintomas e como tratar

A infertilidade masculina é uma condição que impede o homem...
Homem com impotência sexual emocional sofre de depressão
Disfunção Eretil

Sofre de impotência sexual emocional? Aprenda a lidar com o problema

A impotência sexual emocional, também conhecida como disfunção erétil psicogênica,...
Fundo preto e mãos de homem branco levemente separadas com dedos levemente separados com as palmas viradas para frente simbolizando a masturbação compulsiva
Disfunção Eretil

Masturbação compulsiva faz mal? Descubra o que é e como controlar

A masturbação compulsiva pode ter fatores físicos envolvidos, mas os psicológicos...
""