Prótese Maleável x Prótese Inflável: Qual é a melhor para o pênis?

POR Dr. Paulo Egydio

Prótese Maleável x Prótese Inflável- Qual é a melhor para o pênis?Ambas apresentam vantagens e desvantagens para o paciente que sofre com a disfunção erétil e precisam ser discutidas com o urologista que trata o caso.A pergunta que todo paciente quer saber antes de se submeter ao procedimento cirúrgico é: qual é o melhor tipo de prótese peniana? Nas clínicas de urologistas sérios e experientes, a resposta é uma só: depende! 

À primeira vista, o retorno pode até não agradar o paciente, mas ele é apenas o início de uma longa conversa para que seja possível apresentar as soluções disponíveis e avaliar de forma individualizada, em conjunto com o paciente e respeitando sua anatomia, o implante mais adequado. 

Aqui neste texto você vai ficar por dentro de alguns detalhes sobre os modelos que o paciente tem o direito de saber antes de passar pela cirurgia de prótese peniana.

A prótese aumenta o pênis? 

O primeiro esclarecimento que vale ser feito é se a prótese peniana é capaz de aumentar o membro. 

Devido a falsas propagandas, técnicas experimentais não aprovadas pelos Conselhos de Medicina, referências da pornografia e a pressão pelo “pênis perfeito”, os homens podem ter a sensação que um implante peniano tem o objetivo de aumentar o tamanho do pênis. Essa informação é equivocada.

O verdadeiro objetivo de uma cirurgia como esta é devolver ao pênis rigidez vertical, de forma que ele fique rígido, corrigindo a falta de rigidez penetrativa e proporcionando firmeza para a penetração durante o sexo. 

A Sociedade Brasileira de Urologia adota essa postura. Ela avisa aos pacientes que “ prótese peniana é um excelente recurso para restaurar a capacidade de sustentação peniana, quando a função erétil é perdida por algum motivo”. Sequer há menção ao tamanho do pênis em seu FAQ.

O que pode acontecer é que pacientes que fizeram uma cirurgia na próstata (prostatectomia radical), diabéticos, Doença de Peyronie e outros que predispõe a diminuição no tamanho do pênis, operados utilizando a técnica de múltiplas incisões - que une a reconstrução peniana baseada em princípios geométricos ao implante - podem “otimizar” as dimensões em tamanho, bem como em calibre, devido às incisões para relaxamento e expansão dos tecidos até o limite dos nervos, vasos e uretra. Ao final do procedimento, quando comparado com as dimensões do pênis antes de passar pelo tratamento, o membro costuma ficar mais longo e, o mais importante, tem sustentação penetrativa na hora H. 

Em  casos de colocação de implantes no pênis, é importante considerar a reconstrução peniana para que o paciente tenha o tipo de prótese peniana mais adequada para o seu caso, resultando em maior tamanho e calibre possíveis. 

Prós e contras da prótese maleável

Um dos tipos de prótese disponíveis hoje é a maleável ou semi-rígida. 

Composta por duas hastes metálicas envolvidas por silicone, a prótese é dimensionada para o pênis alongado, como no estado de ereção. Na hora de ter a relação sexual, só é preciso colocá-la na posição correta. Nos demais momentos, é possível acomoda-la para baixo ou para o lado, visando melhor discrição.

Existem diferentes tamanhos e espessuras da prótese maleável, sendo possível realizar o implante de acordo com a compatibilidade dos corpos cavernosos. 

Prós

Contras

  • Não permite a flacidez peniana
  • Não é tão discreta quanto a inflável
Se você ficou com dúvidas, assista este vídeo sobre a prótese maleável.

Prótese Peniana Maleável-2

Prós e contras da prótese inflável

A prótese peniana inflável, também chamada de hidráulica, é o outro modelo utilizado atualmente. 

Com esse tipo de implante, o paciente consegue pressurizar os cilindros da prótese por meio do acionamento de uma bomba que fica alojada no escroto e transfere soro fisiológico do reservatório aos cilindros, inflando-a. 

Da mesma forma, existe um local na bomba que ao apertar, permite desinflar os cilindros com o retorno do líquido para o reservatório. 

Esta prótese pode ter dois ou três volumes. A diferença entre elas é que a de três volumes permite maior enchimento do sistema quando inflado, e, quando desativado, fica ainda mais flácido. No implante de três volumes, o reservatório fica alojado no abdômen do paciente. 

Prós

  • Permite voluntariamente pressurizar ou despressurizar os cilindros.
  • É ainda mais discreta em comparação com a maleável.

Contras

Ainda tem dúvidas? Confira este vídeo sobre a prótese inflável.

Prótese Peniana Inflável

Apesar de contar com uma longa lista de contras, a prótese inflável não é uma indicação ruim. Trata-se de uma prótese adequada para alguns pacientes, mas não para outros.

Converse com o seu médico, busque informações confiáveis e tire dúvidas antes de agendar a sua cirurgia. É só assim que você terá o melhor tipo de prótese peniana e poderá recuperar a sua saúde sexual.

Compartilhar com o urologista as suas questões sobre impotência sexual ou disfunção erétil é fundamental para receber o tratamento adequado e, ainda, retomar a saúde sexual. 

Assista ao vídeo abaixo onde o Dr. Paulo Egydio faz um comparativo entre os dois modelos e expõe sua opinião no final.

Prótese Maleável x Prótese Inflável - Qual é a melhor para o pênis?

ENVIAR UM WHATSAPP

A estratégia cirúrgica publicada pelo Dr. Paulo Egydio, conhecida como Egydio’s Technique, faz parte das diretrizes da Associação Americana de Urologia (AUA), Associação Canadense de Urologia (CUA)Associação Européia de Urologia (EAU).

LEIA MAIS

Para conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido na clínica pelo Dr. Paulo, confira:

Dr. Paulo Egydio

MD, PhD, Dedicado no Tratamento da Doença de Peyronie, Pênis Curvo e Implante de Próteses Penianas. Doutor em Urologia pela USP, CRM 67482, RQE 19514. - Vencedor do Debate do Sobrevivente da AUA em 2019.

INSCREVA-SE NO BLOG