Os modelos de próteses penianas disponíveis no mercado para solucionar a Disfunção Erétil são variadas e, por isso, causam diversas dúvidas sobre como escolher a ideal para cada paciente.
Para explicar da melhor maneira possível cada modelo de prótese peniana, desenvolvemos uma série de três blogs e vídeos que o ajudarão a entender a diferença entre os implantes assim como suas funcionalidades.
Anteriormente, falamos sobre a prótese articulável. Você pode acessar este conteúdo clicando aqui.
Diferente da prótese maleável e da articulável, a prótese peniana inflável fornece ao paciente a possibilidade de inflar e desinflar o pênis quando lhe der vontade. Isso significa que o pênis pode voltar normalmente ao seu estado flácido, sem que o paciente tenha que se esforçar para escondê-lo em uma cueca apertada.
Com esse tipo de implante, o paciente é capaz de ter rigidez peniana com a ajuda de uma bombinha cheia de soro fisiológico, alojada no escroto, que percorre os cilindros do implante e infla a prótese.
Quando o pênis inflado não for mais necessário, o paciente pode pressionar a válvula de despressurização da prótese durante alguns segundos para que o soro retorne ao reservatório e o pênis fique em estado flácido.
Dentro do modelo de prótese inflável existem especificidades que precisam ser levadas em consideração, que são as próteses de dois e de três volumes. Mas o que isso significa?
A prótese hidráulica de dois volumes contém dois cilindros, que formam um volume; levando em consideração o fato de que sempre são implantados em par; mais o reservatório de soro fisiológico, que é o segundo volume. Quando o paciente pressuriza o cilindro, que fica alocado no escroto, o reservatório onde está localizado o soro é acionado fornecendo ao paciente a resistência vertical necessária para penetração. Para retornar a flacidez do pênis, o paciente deve despressurizar a bombinha e manter o órgão pressionado para baixo, a fim de que o soro volte ao reservatório permitindo a flacidez peniana.
Imagem: © Egydio Medical Center - Todos os direitos reservados
Já o modelo inflável de três volumes é composto por dois cilindros que, como dito anteriormente formam um volume, o reservatório de soro fisiológico que fica implantado abaixo do abdômen e a bombinha de pressurização. Diferente da prótese inflável de dois volumes, esse modelo não tem o reservatório na base dos cilindros.
Entre os modelos de três volumes existem as características ligadas à espessura de cada prótese. O modelo Narrow é mais fino e mais curto, e o modelo Standard é mais longo e espesso. A escolha do modelo mais indicado deve ser feita respeitando os limites do corpo do paciente, por isso, é necessário tê-los à disposição na sala de cirurgia.
Imagem: © Egydio Medical Center - Todos os direitos reservados
Extensores são partes de silicone utilizadas na prótese hidráulica para proporcionar ao implante o tamanho adequado para o pênis do paciente. Porém, esses extensores prejudicam a resistência axial do pênis, ou seja, afeta a segurança que o paciente deveria ter em uma penetração sem correr o risco de uma infeliz dobra no pênis.
Para evitar o uso desses extensores, é aconselhável realizar o implante da prótese hidráulica após a Reconstrução Peniana. Através da Reconstrução, realizada com cortes na horizontal e na vertical que permitem maior largura e tamanho ao pênis, respeitando os limites da ciência, o cirurgião será capaz de escolher o implante hidráulico ideal para que seu paciente fique satisfeito e recupere sua auto estima e rotina sexual.
Abaixo, você encontra um vídeo onde explico detalhadamente tudo o que você precisa saber sobre a prótese inflável, bem como os modelos de dois e três volumes. Lembrando que esse é o último vídeo da nossa série sobre os tipos de próteses penianas.
Caso tenha ficado com alguma dúvida, não hesite em nos contatar. Envie uma mensagem através do formulário do site ou nos mande uma mensagem diretamente no WhatsApp. Minha equipe e eu teremos o prazer em sanar suas dúvidas e ajudá-lo, com total sigilo e segurança.
O Câncer de Próstata, a prostatectomia radical e cirurgias pélvicas, são assuntos de extrema importância. Para incentivar os cuidados com a saúde e apoiar a campanha de Novembro Azul, mês de ...
Ler maisO câncer de próstata é a 2ª doença que mais atinge e mata os homens, perdendo apenas para o câncer de pele. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), no primeiro semestre de 2020, o Câncer de ...
Ler maisA Fuga venosa, também conhecida como Disfunção veno-oclusiva, é a dificuldade de reter o sangue dentro do cilindro hidráulico que resulta em pouca rigidez peniana durante a ereção.
Ler mais