Câncer de Próstata - Como prevenir e Consequências do Tratamento

consequencias-cancer-de-prostata.jpeg

 

Como sabemos, o Novembro Azul é uma campanha de conscientização da população sobre as doenças masculinas, com ênfase no câncer de próstata. Além do diagnóstico precoce da doença, é importante alertar homens e mulheres quanto à possíveis implicações de um tratamento na próstata, como a disfunção erétil e a incontinência urinária.

Nos últimos anos me especializei no tratamento clínico e cirúrgico da disfunção erétil, principalmente quando há uma indicação de prótese peniana, por isso reuni algumas das principais dúvidas dos meus pacientes.

Caso você já sofra de problemas de ereção, responda o formulário neste link para que eu possa orientá-lo da melhor maneira. Estou aqui para cuidar de você!

 

PREVENÇÃO E SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA

 

Quando o câncer de próstata encontra-se na fase inicial não há sintomas evidentes ao paciente, por isso o mais importante é manter os exames urológicos em dia para que o problema possa ser diagnosticado precocemente. Neste caso podemos citar o exame de sangue, também conhecido como PSA, além do exame de toque e ultrassonografia da próstata, quando há uma evidência maior da existência de um tumor.

 

Como é o exame de próstata?

Se existe alguma anormalidade na próstata do paciente, isso poderá afetar diretamente os hábitos para urinar pois o canal que esvazia a bexiga passa por dentro da próstata. Dessa forma, a avaliação começa com algumas perguntas ao paciente:

  • Qual está a frequência para urinar;
  • Quantas vezes o paciente acorda a noite para urinar;
  • Se o jato de urina diminuiu;
  • Se tem a sensação adequada de esvaziamento da bexiga;
  • Se sente que ainda sobrou urina quando vai ao banheiro;
  • Se tem urgência para urinar.


Em 80% dos casos o câncer não tem início no interior da próstata e sim nas áreas mais periféricas da mesma, ocasionando uma espécie de caroço. Dessa forma, o objetivo do exame de toque é que o urologista encontre áreas endurecidas ou irregularidades na superfície da próstata. Trata-se de um exame rápido e indolor, mais simples do que muitos pacientes imaginam.

Geralmente recomendo aos meus pacientes que procurem o Urologista Geral mais próximo e mantenham os exames sempre em dia. Não é preciso esperar os 40 anos de idade para ir ao urologista! Minha dica é seguir o bom exemplo das mulheres, que desde a adolescência frequentam o ginecologista regularmente.

CONSEQUÊNCIAS DA CIRURGIA DE PRÓSTATA

O tumor de próstata pode ser tratado com cirurgia, radioterapia, terapia hormonal, quimioterapia, proteinoterapia ou alguma combinação destes. A boa notícia é que há 90% de chance de cura, desde que seja diagnosticado precocemente.



Câncer de próstata causa impotência?

Geralmente a prostatectomia radical é o procedimento mais indicado para os casos de câncer localizado, porém isso interfere diretamente nos nervos que passam próximo a próstata. Logo, os pacientes que passaram por este procedimento estão predispostos a desenvolver problemas de ereção (parcial ou total).


Por que o pênis pode diminuir ou afinar?

Após a cirurgia o homem poderá observar uma redução no número de ereções, principalmente as involuntárias e as noturnas. Nessa situação os tecidos do pênis podem apresentar fibroses, que são as grandes responsáveis pela redução de tamanho e afinamento do pênis.


Por que pode causar incontinência urinária?

A próstata está logo abaixo da bexiga e, por sua vez, o canal que esvazia a bexiga passa pelo interior da próstata. Estatisticamente, grande parte dos pacientes que sofrem da perda involuntária de urina já realizaram alguma cirurgia na região urogenital (próstata, pênis, reto e testículos).

LEIA MAIS

Cirurgia de implante peniano e diferenciais da Técnica Egydio.

Tipos de prótese peniana.

Quanto custa uma prótese peniana?

Problema de ereção tem tratamento sempre

 

Dr. Paulo Egydio

MD, PhD, Referência Mundial no Tratamento da Doença de Peyronie, Pênis Curvo e Implante de Próteses Penianas. Doutor em Urologia pela USP, CRM 67482.