Por quê o pênis curva? Saiba os Motivos do Pênis Ficar Torto

em 17/jul/2017 10:11:31

POR QUE O PENIS CURVA

É fundamental ter em mente que o pênis se curva apenas na ereção, quando os tecidos estão esticados. Para que se tenha uma ereção reta, é necessário que todos os tecidos que formam o pênis tenham a mesma elasticidade.

 

ENTENDENDO A CURVATURA PENIANA

 

A maioria dos homens não tem ideia do que seja um pênis normal. Não é raro, que ao descobrirem que são portadores de alguma deformidade, eles desenvam comprometimentos sexuais, psicológicos e sociais. Isso é um dos motivos que muitos homens chegam a uma idade avançada sem nunca manter relações sexuais. Ou, quando conseguem fazê-lo, procuram locais escuros, não permitem que as parceiras toquem no seu pênis, tentando evitar que a curvatura seja percebida. Por isso, o acompanhamento do utologista é importante para esclarecer se o problema precisa de solução cirúrgica, algo que é sempre possível.

Quando um jovem apresenta pênis curvo ou pênis torto, a curvatura pode ser devido a uma menor elasticidade dos tecidos por sobre a túnica albugínea ou menor elasticidade da própria túnica, causada por problemas durante sua formação. Entretanto, há casos em que os dois problemas estão associados.

A análise da curvatura indicará o tratamento ideal. De qualquer forma, ao contrario do que diz a frase popular (e adaptando-se a situação), "pênis que nasce torto..." pode ser endireitado.

 

CURVATURA CONGÊNITA OU DOENÇA DE PEYRONIE?

 

Na Doença de Peyronie, uma parte do tecido elástico normal da túnica albugínea é substituído por um tecido cicatricial fibrótico, chamado de placa ou nódulo. Normalmente, com a ereção, a membrana elástica expande e se alonga simetricamente, resultando em ereção reta.

Na doença de Peyronie, devido à placa ou nódulo, cicatriz palpável em 70% dos casos, a membrana passa a apresentar menor elasticidade, provocando uma curvatura no pênis. A doença pode se apresentar também como uma constrição da túnica, levando ao afinamento do pênis.

Caso o homem possua essa curvatura desde jovem, esta poderá ter sido causada por um problema de repuxamento de uma das membranas – túnica albugínea ou dos envoltórios sobre a túnica. Esse é o chamado Pênis Curvo Congênito (Pênis Curvo do Jovem), que pode facilmente se dobrar ou se chocar contra o períneo ao sair da vagina durante o ato sexual, podendo provocar traumas e/ou microtraumas que podem levar também à Doença de Peyronie. O tratamento cirúrgico para o pênis curvo congênito é semelhante ao da doença de Peyronie.

 

Dr. Paulo Egydio

MD, PhD, Referência Mundial no Tratamento da Doença de Peyronie, Pênis Curvo e Implante de Próteses Penianas. Doutor em Urologia pela USP, CRM 67482.