Pomada para Doença de Peyronie

POR Dr. Paulo Egydio

pomada-doenca-peyronie

Em suas buscas na Internet, você já deve ter se deparado com a pomada para Doença de Peyronie. Recebo muitos questionamentos sobre ela, e chegou a hora de explicar neste blog se elas funcionam.

Esse tipo de medicamento pode, de fato, ser indicado para o tratamento clínico para Peyronie. No entanto, temos que fazer algumas considerações antes de receitar ou não uma pomada com esse objetivo.

Quando usar pomada para Peyronie?

O tratamento medicamentoso para a Doença de Peyronie tende a apresentar melhores resultados na fase inflamatória da doença, ou seja, logo em seu início. 

Nessa fase, os sintomas mais comuns são o desenvolvimento de deformidade peniana com o pênis ereto (tortuosidade, afinamento ou perda de tamanho) e dor durante a ereção. 

Faça o autoexame e, se você identificar algum desses sintomas, procure imediatamente um urologista, pois é durante essa fase inicial que a pomada para Doença de Peyronie e outros tratamentos medicamentosos eventualmente podem trazer benefícios.  

Para que serve pomada para Peyronie?

O tratamento medicamentoso tem como objetivo manter uma boa funcionalidade do pênis antes da doença se estabilizar. E o que entendemos como boa funcionalidade? É quando o pênis consegue penetrar a(o) parceira(o) e, durante o movimento, não ficar escapando. 

Quando ingerimos um comprimido, ele é absorvido pelo estômago, cai no sangue e chega ao local que está afetado, onde o princípio ativo age. 

Entretanto, há uma dificuldade: o princípio ativo não é facilmente absorvido pela pele. Aí entra a pomada, que é formulada de modo a facilitar essa absorção, usando componentes como o Pentravan, entre outros. 

Para que serve Verapamil gel?

O Verapamil é um dos princípios ativos presentes nas pomadas para Peyronie que visa facilitar a absorção. 

O Verapamil foi alvo de um estudo no qual os pacientes, após usar a pomada combinada a um medicamento oral, foram operados para medir a quantidade de princípio ativo que chegava dentro do pênis na região da fibrose. 

Foi observado que algumas formulações realmente conseguiram penetrar na pele e chegar até a fibrose.

Vale lembrar que ainda não podemos dizer que temos todas as respostas sobre as pomadas para fibroses que levam ao Peyronie, pois estamos falando de estudos pequenos, com grupos reduzidos de pacientes, num curto tempo de acompanhamentos e com baixo grau de certeza. 

Portanto, a análise individualizada do paciente e a experiência do urologista que acompanha o caso são muito importantes para definir se a pomada terá algum benefício para o homem.

Como resolver a Doença de Peyronie?

Existem alguns tratamentos clínicos, à base de medicamentos ou não, disponíveis para a doença que podem ser realizados durante os primeiros sintomas da doença. Por isso a importância de buscar auxílio médico rapidamente. 

São eles:

Os tratamentos clínicos, entretanto, nem sempre surtem efeito em todos os pacientes. Apenas um urologista pode orientar e avaliar se eles são boas opções para o seu caso. 

Quando é necessário fazer cirurgia para Peyronie?

Se nenhuma das opções anteriores funcionar, ou quando a doença está associada à perda de capacidade penetrativa, o paciente provavelmente vai receber a recomendação da cirurgia peniana para Doença de Peyronie.

Nesta operação, é feita a reconstrução do membro e, dependendo do caso, a inserção de uma prótese peniana. Isso vai permitir que o homem tenha um pênis alinhado ao máximo e recupere a rigidez axial do pênis. Assim, ele vai conseguir, novamente, ter uma vida sexual plena.

Automedicação não é solução

Deixo um importante alerta: jamais pratique a automedicação. 

A Doença de Peyronie causa sofrimento para os homens e, por conta disso, eles podem buscar soluções que parecem fáceis, sem o respaldo de um profissional da área da saúde e sem saber se elas são ideais para o caso. Não caia nessa tentação!

A melhor solução para tratar o Peyronie é buscar atendimento o mais rápido possível - basta clicar no botão abaixo para marcar uma consulta. 

Estou sempre à disposição, junto de minha equipe, para responder dúvidas sobre a Doença de Peyronie. Envie o que você quer saber e fique de olho no blog para saber a resposta.

Caso queira saber mais sobre as pomadas para a Doença de Peyronie, não deixe de assistir ao vídeo abaixo:

 

ENVIAR UM WHATSAPP

A estratégia cirúrgica publicada pelo Dr. Paulo Egydio, conhecida como Egydio’s Technique, faz parte das diretrizes da Associação Americana de Urologia (AUA), Associação Canadense de Urologia (CUA)Associação Européia de Urologia (EAU).

LEIA MAIS

Para conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido na clínica pelo Dr. Paulo, confira:

Dr. Paulo Egydio

MD, PhD, Dedicado no Tratamento da Doença de Peyronie, Pênis Curvo e Implante de Próteses Penianas. Doutor em Urologia pela USP, CRM 67482, RQE 19514. - Vencedor do Debate do Sobrevivente da AUA em 2019.

INSCREVA-SE NO BLOG