Tratamentos para incontinência urinária e disfunção erétil: conheça os principais métodos

Conheça as opções de tratamento para incontinência urinária e disfunção erétil, que têm melhorado a vida de milhares de homens ao redor do mundo.

A incontinência urinária e a disfunção erétil são condições de saúde relativamente comuns que podem afetar homens de todas as idades. Em pacientes do sexo masculino que se submeteram a alguma cirurgia urogenital, seja de próstata, pênis, reto ou testículos, as chances são ainda maiores.

Felizmente, existem diversas opções de tratamento disponíveis tanto para um problema quanto para outro, o que traz alívio para muitos homens. 

Neste artigo, eu vou explicar com mais detalhes os principais métodos de tratamento para incontinência urinária e disfunção erétil, eleitos por suas eficácias.

Entretanto, adianto que, antes de escolher um dos tratamentos citados ou outro, é importante entender que cada caso é único e pode exigir um tratamento específico.

Portanto, é essencial que o paciente se submeta a uma consulta com um médico especialista para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento personalizado. 

O que é e o que causa a incontinência urinária?

A incontinência urinária é a perda involuntária de urina, que pode acontecer em diferentes momentos, desde espirros até a realização de atividades físicas intensas.

Um levantamento do Instituto Ipec, veiculado pelo jornal Estado de Minas, apontou que 30% da população brasileira sofre com incontinência urinária, o que dá cerca de 64 milhões de pessoas. Deste total, 32% são do sexo masculino.

Essa doença é causada, principalmente, pela fraqueza dos músculos do assoalho pélvico, que, em homens, pode ocorrer devido ao envelhecimento, obesidade, entre outras causas. 

Além disso, certas doenças crônicas e/ou degenerativas, como diabetes e doenças neurológicas, podem aumentar o risco de incontinência urinária em qualquer idade.

Métodos não cirúrgicos para o tratamento da incontinência urinária

A incontinência urinária também pode ser tratada sem a realização de cirurgias. Tudo vai depender do grau em que a incontinência esteja e do quadro de saúde geral do paciente. Os métodos mais utilizados são:

  • Terapias comportamentais, como exercícios de Kegel e treinamento da bexiga;
  • Uso de medicamentos, como anticolinérgicos e agonistas do receptor beta-3;
  • Implantes de colágeno ou ácido hialurônico para fortalecer o tecido da uretra.

É importante destacar que cada caso de incontinência urinária é único, portanto, é essencial consultar um médico especialista para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento personalizado.

O que é e o que causa a disfunção erétil?

A disfunção erétil é uma condição que impede homens adultos de obterem ou manterem uma ereção firme o suficiente para ter relações sexuais satisfatórias. 

Para se ter uma ideia da extensão desse problema, segundo uma pesquisa feita pela Universidade de São Paulo (USP), cerca de 45% dos homens brasileiros sofrem com algum grau de disfunção erétil.

Esse incômodo é causado pela diminuição do fluxo sanguíneo que corre em direção ao pênis, que pode ocorrer naturalmente, devido ao envelhecimento, ou ser motivado por doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares.

Além disso, o uso de certos medicamentos e fatores psicológicos, como ansiedade e depressão, podem contribuir para a disfunção erétil.

Veja também: Disfunção erétil medicamentosa: o que é e quais os métodos de tratamento

Métodos não cirúrgicos para o tratamento da disfunção erétil

Incontinência urinária e disfunção erétil: medicamentos coloridos espalhados em uma superfície plana clara.

Assim como acontece com a incontinência urinária, a disfunção erétil também pode ser tratada sem a necessidade de um ato cirúrgico.

Porém, explico que o uso ou não de cirurgia para tratar esse problema deve ser avaliado por um especialista. Em alguns casos, apenas o tratamento cirúrgico pode resolver.

Os principais métodos não cirúrgicos para o tratamento da disfunção erétil são:

Veja também: Injeção intracavernosa: Alprostadil, bimix ou trimix

3 tratamentos cirúrgicos para corrigir incontinência urinária e disfunção erétil

Agora, eu apresento três tratamentos que podem resolver incontinência urinária e disfunção erétil. Dois deles são direcionados à perda de urina, enquanto um é uma solução definitiva para a falta de ereção. Continue lendo!

Implante de esfíncter urinário artificial

O esfíncter urinário é um músculo circular que envolve a uretra e ajuda a controlar a liberação de urina da bexiga. Quando esse músculo é danificado, pode ocorrer incontinência urinária. 

A cirurgia de implante de esfíncter urinário envolve a colocação de um dispositivo mecânico que ajuda a controlar o fluxo de urina. 

Esse dispositivo consiste em um anel em forma de C que envolve a uretra e é conectado a uma bomba implantada no escroto. Quando o paciente precisa urinar, ele aperta a bomba para abrir o anel e permitir a passagem da urina.

No entanto, enquanto o indivíduo não sente a necessidade de urinar, o esfíncter urinário artificial permanece tenso, impedindo a perda de líquido involuntária.

Implante de sling suburetral 

O sling suburetral é um dispositivo utilizado especialmente para tratar a incontinência urinária provocada pelo esforço, que ocorre quando há perda involuntária de urina durante atividades que aumentam a pressão intra-abdominal, como tosse, riso ou exercícios físicos. 

Em homens, o sling é implantado por meio de uma pequena incisão na virilha, e consiste em uma faixa de material sintético posicionada abaixo da uretra para dar suporte e aumentar a resistência à pressão. 

O procedimento geralmente é minimamente invasivo e pode ser realizado com anestesia local ou regional. A maioria dos pacientes tem uma rápida recuperação e bons resultados a longo prazo.

Diferente do esfíncter urinário, o sling suburetral não precisa ser acionado por nenhuma bomba.

Prótese peniana 

As próteses penianas são dispositivos implantados cirurgicamente no pênis para tratar a disfunção erétil. A prótese é implantada através de uma pequena incisão na base do pênis e pode ser colocada em um dos dois corpos cavernosos ou em ambos. 

A recuperação após a cirurgia é geralmente rápida e os pacientes relatam alta satisfação com o implante, que lhes permite ter uma vida sexual ativa e satisfatória.

Por que pacientes submetidos à prostatectomia radical podem apresentar incontinência urinária e disfunção erétil?

Ao longo da minha carreira, eu pude ver vários casos de pacientes que desenvolveram incontinência urinária e disfunção erétil após a realização de prostatectomia radical, uma cirurgia para remover a próstata que é comumente utilizada no tratamento do câncer de próstata. 

Nesses casos, a incontinência urinária pode ocorrer devido ao dano aos músculos e nervos responsáveis pelo controle da micção, enquanto a disfunção erétil pode ocorrer pelo dano aos nervos que controlam a ereção. 

A extensão desses possíveis danos depende do tipo de cirurgia e da técnica utilizada, bem como da idade e da condição geral do paciente. 

Por esse motivo, é importante conversar com o médico responsável pelo ato cirúrgico sobre os riscos e benefícios da prostatectomia e discutir as opções de tratamento para a incontinência urinária e disfunção erétil após a cirurgia.

A correção da incontinência urinária e disfunção erétil podem ser feitas no mesmo ato cirúrgico?

Sim, existem soluções cirúrgicas nas quais incontinência urinária e disfunção erétil podem ser tratadas ao mesmo tempo, pois, apesar de estarmos falando de dois atos cirúrgicos distintos, o paciente só precisará ser sedado uma única vez.

Em outras palavras, é possível fazer o implante da prótese peniana, seja qual for o modelo, e do esfíncter urinário ou do sling suburetral, tudo conforme a necessidade do paciente.

Ficou alguma dúvida sobre incontinência urinária e disfunção erétil e os seus tratamentos de correção? Se sim, não hesite em entrar em contato comigo pelo WhatsApp ou pelo direct do Instagram (@drpauloegydio). Estamos juntos!

Dr. Paulo Egydio

Médico PhD em Urologia pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros cientifícos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vido, em congressos no Brasil e Exterior.

Leituras Relacionadas

Obra David de Michelangelo em mármore branco. Atrás dele, fundo branco abobadado e quadriculado. A estátua está com o pênis pequeno à mostra e representa a prótese peniana
Disfunção Eretil

Prótese peniana: um guia completo com tudo o que você precisa saber

Prótese peniana é um pequeno dispositivo colocado cirurgicamente no interior...
Fundo branco e sola dos pés de bebê à esquerda levemente enrugados simbolizando a dificuldade de ter filhos e a infertilidade masculina
Disfunção Eretil

Infertilidade masculina: conheça causas, sintomas e como tratar

A infertilidade masculina é uma condição que impede o homem...
Homem com impotência sexual emocional sofre de depressão
Disfunção Eretil

Sofre de impotência sexual emocional? Aprenda a lidar com o problema

A impotência sexual emocional, também conhecida como disfunção erétil psicogênica,...
Fundo preto e mãos de homem branco levemente separadas com dedos levemente separados com as palmas viradas para frente simbolizando a masturbação compulsiva
Disfunção Eretil

Masturbação compulsiva faz mal? Descubra o que é e como controlar

A masturbação compulsiva pode ter fatores físicos envolvidos, mas os psicológicos...
""