Fratura da prótese peniana: qual quebra menos?

POR Dr. Paulo Egydio

BI-quebra-protese-peniana

Existem muitas dúvidas na mente de um paciente que tem a indicação de cirurgia peniana, e entre elas, qual opção quebra menos e qual prótese dura mais. São questões importantes que devem ser respondidas por um cirurgião antes da operação. 

De forma geral, uma prótese quebrada tem a ver com:

  • Modelo
  • Calibre
  • Material de Fabricação
  • Marca
  • Falha mecânica

A fratura da prótese depende muito do modelo escolhido.

Por exemplo, quando falamos de prótese, um modelo mais fino vai ter uma tendência a quebrar/falhar com mais facilidade, pois ele tem uma tendência maior a flambar. Quanto mais calibroso for o cilindro, menor chance de haver quebra. 

A escolha do modelo não é o único fator determinante para qual prótese dura mais. 

Existem diferentes marcas, tanto de silicone quanto de fabricantes de liga metálica. Essa liga é muito importante para a durabilidade do implante. Ao longo dos anos, essa tecnologia se desenvolveu e atualmente existem opções mais resistentes e que têm menos chances de se quebrar. 

Qual prótese dura mais: Inflável ou Maleável?

Podemos dizer que próteses maleáveis que oferecem um calibre maior também contam com maior rigidez vertical em comparação com as finas. Isso faz com que ela flambe menos e, por consequência, tenha menor chance de apresentar quebra. 

Já a prótese inflável (também conhecida como hidráulica) não sofre com fraturas. No entanto, pode haver falha mecânica da prótese em alguns casos. 

É o caso de danos no cilindro, que cria aneurisma; rompimento da tubulação de transferência de líquido, causando um vazamento; a bombinha pode travar e o reservatório também pode vazar. 

Na prática, os estudos têm mostrado que o implante hidráulico apresenta uma taxa de falha maior que o maleável. Confira neste estudo conduzido por especialistas da Universidade de Ancara em 2007.

Além da literatura médica, em meus 22 anos dedicados à urologia implantando próteses aliadas à reconstrução peniana, tenho comprovado que as próteses maleáveis realmente apresentam uma durabilidade maior. 

Como evitar a quebra da prótese peniana?

A experiência do cirurgião é muito importante para recomendar um implante que vá minimizar a possibilidade de quebra, principalmente quando falamos da versão maleável.

Escolher uma marca que tem uma liga metálica moderna, com tecnologias desenvolvidas por engenheiros que buscam entregar ao paciente uma qualidade superior. As mais recentes têm, em sua composição, o nitinol, que oferece uma resistência maior a quebras, principalmente quando é usado um implante mais calibroso. 

O segundo cuidado que o médico deve ter é justamente escolher um implante mais calibroso, dentro do possível para o caso. Com mais estrutura de fio metálico e de silicone, a prótese vai flambar menos, evitando, assim, a sua quebra. 

Além disso, o cirurgião pode reconstruir os tecidos penianos para aumentar a capacidade do cilindro, de forma que ele comporte um implante mais grosso - com mais liga metálica e mais suporte de silicone. 

Dicas para o paciente prevenir fratura de prótese peniana

Depois de implantado, o paciente deve respeitar algumas orientações para que não acabe com uma prótese fraturada. Saiba o que fazer:

  1. Lubrificar a glande para a penetração é importante. Assim, a prótese não será forçada na hora de introduzir o pênis. Isso também impede a ruptura dos tecidos sobre a prótese que ocorre quando a penetração é a seco.

  2. Evite traumas. Se durante a movimentação no ato sexual o pênis corre o risco de escapar e ter um impacto na prótese, há risco de quebra do implante - e até mesmo ruptura dos tecidos.

  3. Existem próteses maleáveis em que a base é de puro silicone, sem fio metálico. Se o implante for manuseado pela base, a chance de quebra é muito menor. 

 

Graças à literatura, às experiências de médicos que realizam um trabalho sério e confiável, e aos cuidados dos pacientes, hoje sabemos qual prótese dura mais, minimizando a necessidade de trocas e reoperações. 

Espero ter respondido suas principais dúvidas sobre a quebra de prótese peniana. Se quiser mais informações sobre o assunto, clique no botão aqui embaixo e entre em contato com a minha equipe. Juntos, vamos ajudar você a se sentir seguro para a sua operação. 

Caso queira saber mais sobre a fratura da prótese peniana, não deixe de assistir ao vídeo que publiquei no meu canal do YouTube

Fratura da Prótese Peniana

ENVIAR UM WHATSAPP

LEIA MAIS

Para conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido na clínica pelo Dr. Paulo, confira:

Dr. Paulo Egydio

MD, PhD, Dedicado no Tratamento da Doença de Peyronie, Pênis Curvo e Implante de Próteses Penianas. Doutor em Urologia pela USP, CRM 67482, RQE 19514. - Vencedor do Debate do Sobrevivente da AUA em 2019.

INSCREVA-SE NO BLOG