Conheça os Tipos de Fibrose Peniana

POR Dr. Paulo Egydio

Tipos de Fibrose Peniana

A fibrose peniana, que é a Doença de Peyronie, pode ser um problema sério na vida sexual masculina. Isso porque as fibroses deformam o pênis e prejudicam o desempenho do homem na hora “H”. 

Então, para instruí-lo sobre os problemas de saúde que você pode ter e incentivá-lo a se cuidar, criei uma série com 3 blogs e vídeos falando sobre Fibroses Penianas. 

Anteriormente, expliquei como é possível que você descubra se existem ou não fibroses no seu pênis. Você pode acessar o blog que escrevi sobre o Autoexame clicando aqui.

Conheça os Tipos de Fibrose Peniana

Existem diversos tipos de fibroses que causam variados problemas ao pênis, e é sobre isso que falaremos no blog de hoje. 

Fibrose Superficial

A fibrose superficial afeta a túnica albugínea do pênis, ou seja, não afetam os corpos cavernosos do pênis. Esse tipo de fibrose pode causar deformidades como curvatura, seja ela para cima, para os lados e/ou para baixo.

Fibrose Superficial

Imagem: © Egydio Medical Center - Todos os direitos reservados

Fibrose Profunda

Já as fibroses profundas são as localizadas dentro dos corpos cavernosos do órgão. Estas fibroses atrapalham a dilatação dos corpos cavernosos, o que causa a perda de firmeza vertical, impedindo que haja uma penetração sem que o pênis dobre. No geral essa fibrose é responsável pelo afinamento no pênis.

Tipos de Fibrose Peniana.003

Imagem: © Egydio Medical Center - Todos os direitos reservados

Fibrose Localizada

As fibroses podem se formar em um único ponto do pênis, sendo na base, no meio ou na ponta do pênis. A localização dessa fibrose pode resultar em tortuosidade para cima, para baixo, para os lados e/ou afinamentos. 

Fibrose Difusa ou Fibrose em 2 ou mais pontos

Quando as fibroses ou placas se desenvolvem em múltiplas regiões do pênis, o pênis pode desenvolver diversas deformidades, como duas ou mais  curvaturas e/ou afinamentos, tudo isso em um único pênis. 

Tipos de Fibrose Peniana.002

Imagem: © Egydio Medical Center - Todos os direitos reservados

Fibrose com Calcificação Única 

Há estimativas que mostram que 30% das fibroses têm a possibilidade de se calcificar. Ou seja, o tecido cicatricial “converte-se” em tecido ósseo. Este tipo de fibrose se caracteriza por ser mais antiga e muito rígida, isso resulta na dificuldade do paciente de tratá-la com medicamentos, sejam eles de uso oral ou injetáveis. 

Múltiplas Calcificações 

Existe a possibilidade de o pênis ter fibroses calcificadas em vários pontos no seu interior. Ou seja, as fibroses pode estar localizadas em cima do pênis, dos lados e na ponta do órgão. 

Essas fibroses podem acontecer em cada paciente de maneira individualizada. Não há uma regra. Por isso, é importante que, ao identificar que o pênis está torto, fino ou deformado, o homem procure um urologista que irá examiná-lo e, então, prescrever um tratamento. 

Abaixo você encontra o segundo vídeo da série sobre Fibrose Peniana, onde explico detalhadamente quais os tipos de fibrose e a diferença que há entre elas. Nos acompanhe no YouTube e nas redes sociais para assistir ao terceiro episódio. 

Tipos de Fibrose Peniana-1

Caso tenha ficado com alguma dúvida e queira conversar sobre sua saúde, preencha o formulário deste site ou me envie uma mensagem no WhatsApp. Minha equipe e eu estamos prontos para atendê-lo.

ENTRAR EM CONTATO

Dr. Paulo Egydio

MD, PhD, Referência Mundial no Tratamento da Doença de Peyronie, Pênis Curvo e Implante de Próteses Penianas. Doutor em Urologia pela USP, CRM 67482.

INSCREVA-SE NO BLOG