Validade da Prótese Peniana: Saiba qual é a durabilidade do implante

POR Dr. Paulo Egydio

 BIValidade-protese-peniana

Antes de passar por uma cirurgia para implantar uma prótese, há um ponto importante que o cirurgião deve esclarecer para que o paciente saiba o que esperar do resultado: é a validade da prótese peniana.

Um estudo datado de 2007 feito por especialistas da Universidade de Ancara que acompanhou 2.384 pacientes durante duas décadas avaliou a durabilidade do implante peniano maleável e apontou que a falha hidráulica do sistema é rara

Porém, vale esclarecer que isso não quer dizer que a prótese maleável, também conhecida como semirrígida, não apresente falhas hidráulicas. Além disso, esse sistema tem sido aperfeiçoado com o passar do tempo e, na experiência dos urologistas, essa versão tende a durar mais que a inflável

Brasil x Estados Unidos

Há um outro fator que é favorável ao implante de próteses maleáveis: no Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece apenas este modelo. Já as seguradoras de saúde são desobrigadas, de acordo com o rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a custear a inflável.

Em uma rápida comparação com os Estado Unidos, o programa de governo e a maioria dos planos de saúde para homens acima de 65 anos cobrem não só a prótese inflável, como os honorários médicos e a reoperação da prótese peniana em caso de falha, com todas as despesas correspondentes pagas.

Já no Brasil a regulamentação atual e o alto custo (a inflável pode custar de 10 a 20 vezes mais que o modelo semirrígido) faz com que o paciente dê preferência ao maleável. 

Clique aqui e saiba quanto custa uma prótese peniana!

No entanto, a avaliação da prótese mais indicada deve ser sempre feita no consultório em conjunto com o cirurgião, pois ambos os modelos possuem vantagens e desvantagens.

5 dicas para aumentar a durabilidade da prótese peniana

Hoje em dia existem uma ampla gama de opções próteses no mercado, de várias marcas e calibres.

Diante da variedade, o desafio é encontrar a mais favorável para a sua realidade, considerando as individualidades da fibrose, da reconstrução peniana e da anatomia de cada membro, de forma que ela dure mais.

Abaixo, darei 5 dicas de como aumentar durabilidade da prótese peniana:

1) Experiência do cirurgião

A experiência do cirurgião é muito importante para prever a validade da prótese peniana. 

Existem algumas marcas e modelos que o especialista costuma usar mais que outros. Assim, ele tem a oportunidade de acompanhar o paciente e verificar se a prótese dura mais ou se dura menos. A partir daí, o cirurgião tende a recomendar um implante mais durável para minimizar a necessidade de troca ao longo da vida.

Eu me dedico há 22 anos a esta área e já pude acompanhar inúmeros pacientes e a efetiva duração do implante. Inclusive já deixei de trabalhar com alguns modelos que apresentaram falhas precoces, pois pode ser algo muito frustrante para o paciente.

2) Anatomia e prótese peniana

Para preservar maior durabilidade prótese peniana, precisamos pensar na anatomia do órgão sexual de cada paciente e adotar estratégias que façam o implante durar mais.

Um pênis mais longo exige um modelo / empresa que ofereça uma prótese mais calibrosa, por exemplo. 

A relação tamanho x calibre é muito importante.

3) Reconstrução peniana

Como falei antes, um pênis que é mais longo exige um implante mais largo para ser resistente. Se ele é muito fino e não comporta uma prótese mais calibrosa, precisamos adotar a reconstrução peniana para recuperar a funcionalidade do membro. 

A reconstrução consiste em fazer cortes de relaxamento para permitir que o pênis receba um implante mais largo possível para aquele caso. 

Se um cilindro fino for colocado em um pênis longo, ele não terá boa firmeza e poderá dobrar durante o ato sexual, danificando a prótese. 

Um implante mais fino tem mais chances de quebrar e perder a durabilidade. 

Preciso mencionar que, quanto mais tempo o implante fica dentro do pênis, mais este tecido vai lacear. Caso haja necessidade de trocar a prótese, talvez tenha ocorrido uma expansão tecidual que permite implantar um modelo mais calibroso e/ou mais longo do que o primeiro.

4) Estilo de vida

Não é só a experiência e a anatomia peniana que determinam quanto tempo dura a prótese. 

O estilo de vida do paciente pode interferir na durabilidade, dependendo da forma como o paciente acomoda a prótese maleável, da força usada para manipular a prótese inflável e etc.

5) Tecnologia

Os implantes penianos evoluíram muito nos últimos anos, em especial o tipo de materal utilizado, o que é essencial para dar a firmeza vertical que o pênis precisa, além de permitir movimentos.

No caso da prótese maleável por exemplo, a composição do metal pode ser de prata, aço inoxidável com titânio ou nitinol e a tecnologia usada nas ligas metálicas também influencia na escolha.

Finalizo dizendo que não existe fórmula mágica em relação às próteses. Confie em cirurgiões que executam este trabalho com frequência e sabem, a partir de suas observações, qual escolha entregará ao paciente o melhor custo-benefício e duração do implante.

Se você perdeu a rigidez peniana ou se a sua prótese peniana quebrou, entre em contato com a minha equipe. Vamos analisar o seu caso e oferecer uma indicação individualizada para que você recupere a saúde sexual.

Caso queira saber mais sobre a durabilidade do implante de prótese peniana, assista ao vídeo onde falo sobre o assunto e menciono alguns estudos publicados sobre a durabilidade dos implantes infláveis e maleáveis:

Validade da Prótese Peniana- Saiba qual é a durabilidade do implante

ENVIAR UM WHATSAPP

LEIA MAIS

Para conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido na clínica pelo Dr. Paulo, confira:

Dr. Paulo Egydio

MD, PhD, Dedicado no Tratamento da Doença de Peyronie, Pênis Curvo e Implante de Próteses Penianas. Doutor em Urologia pela USP, CRM 67482, RQE 19514. - Vencedor do Debate do Sobrevivente da AUA em 2019.

INSCREVA-SE NO BLOG