DOENÇAS VASCULARES E PRÓTESE PENIANA

DOENÇAS VASCULARES E PRÓTESE PENIANA

Problemas vasculares, como o endurecimento das artérias (arteriosclerose), pode tornar lento o fluxo de sangue dentro do pênis e dificultar obter ou manter uma ereção. Pode ocorrer também das veias que mantêm o sangue no pênis durante uma ereção serem danificadas e a ereção não ser mantida tempo suficiente para que uma relação sexual ocorra. E ESTES PROBLEMAS PODEM LEVAR A FORMAÇÃO DE FIBROSES, REDUÇÃO DE TAMANHO, AFINAMENTO.

Na avaliação, tem que ser visto o paciente como um todo, não só o pênis, mas também o coração, o cérebro. Se na avaliação for constatado um fluxo baixo de irrigação no pênis, é importante uma avaliação cardíaca e vascular como um todo. Tratar o pênis, mas manter a essência da vida, cérebro e coração com bom funcionamento, evitar um infarto, evitar um derrame. Em avaliações do pênis, já descobri que pacientes tinham problemas cardíacos e vasculares sérios que desconheciam e permitiu um tratamento a tempo para estes problemas.

Costumo receber muitos casos de reoperação, de pacientes que fizeram cirurgias de implante com outros médicos, onde não foi observada a perda de tamanho, foi feito somente um simples implante e o pênis ficou muito pequeno e o paciente muito insatisfeito e frustrado. Alguns chegaram a relatar que perderam até cinco centímetros ou mais do tamanho do pênis, o que para o homem é uma situação aterrorizante.

O implante com a reconstrução peniana é fundamental nos casos de formação de fibroses, diminuição de tamanho, afinamento, curvatura. E estas ocorrências são mais comuns do que se possa imaginar. O MELHOR MOMENTO PARA RECUPERAR TAMANHO É QUANDO HÁ INDICAÇÃO DE IMPLANTE PENIANO.

O PACIENTE QUE NÃO TEM EREÇÃO BOA NÃO SABE SE SEU PÊNIS ESTÁ MENOR. E ele só consegue verificar que teve uma perda de tamanho quando faço exames específicos no consultório, como teste de ereção induzida e Elastografia.
UM MÉDICO SEM EXPERIÊNCIA, VAI QUERER SOMENTE COLOCAR O IMPLANTE E O PÊNIS FICARÁ MUITO PEQUENO E O PACIENTE MUITO INSATISFEITO. POUQUÍSSIMOS MÉDICOS NO MUNDO SABEM FAZER E TEM EXPERIÊNCIA EM RECONSTRUÇÕES PENIANAS, PARA ALONGAR E RECUPERAR CALIBRE E TAMANHO.

Se tomou remédios para ereção e seu médico disse que são contra-indicados para seu coração, isso pode colocar em risco sua vida. Com o implante não precisa mais de remédios. Ou se tomou remédio e funcionou por um tempo e agora tem que aumentar a dose e começa a ter efeitos colaterais, como problemas de obstrução nasal, dor de cabeça, taquicardia, rubor facial, azia, mal estar. Importante avaliar se não chegou a hora de um implante. COM A RECONSTRUÇÃO E IMPLANTE VOCÊ NÃO PRECISARÁ MAIS DE REMÉDIOS.

O MELHOR MOMENTO DE SE RECUPERAR CALIBRE E TAMANHO DE UM PÊNIS É QUANDO CHEGA A HORA DE UM IMPLANTE.
Pênis com arteriosclerose, problema de circulação, pode ser acometido por fibroses, que podem provocar deformidades como redução de tamanho, afinamento, curvatura. Todo tecido do corpo que passa a ter menor circulação de sangue vai substituindo por fibrose. Todos que tem menos ereções noturnas, matinais ou durante o ato sexual, estão tendo uma disfunção vascular, principalmente arterial da chegada de sangue oxigenado, onde esses tecidos vão sofrendo fibroses. Importante o conhecimento que o médico tem destas ocorrências, o grau da fibrose, grau da perda de tamanho, extensão dessa perda, antes do implante.
O cirurgião precisa em primeiro lugar recuperar o tamanho, calibre, etc, diferenciais que darão um alto grau de satisfação ao paciente. A experiência em identificar o problema antes, informando ao paciente desta ocorrência e conversar já no pré-operatório dessa necessidade. Esse é o ponto crucial numa investigação pré-implante, visando abordagem da melhor técnica cirúrgica para cada caso em particular e com custo-benefício. O paciente vai ter essa consciência, às vezes com menor custo e com maior grau de satisfação.

Dr. Paulo Egydio

MD, PhD, Referência Mundial no Tratamento da Doença de Peyronie, Pênis Curvo e Implante de Próteses Penianas. Doutor em Urologia pela USP, CRM 67482.