O tamanho do pênis é um assunto que abrange mais do que a questão estética. A diminuição pode ser um sinal de que há algo com a saúde que precisa ser solucionado.
Neste blog iremos falar sobre as causas da diminuição do pênis, como verificar se o tamanho diminui e como reverter este quadro.
A perda de tamanho do pênis se dá por conta de alguns fatores ligados diretamente à saúde do paciente que veremos a seguir:
As ereções involuntárias que acontecem durante a noite ou no período da manhã são sinais de que a oxigenação dentro do pênis está ocorrendo normalmente. Quando o homem deixa de ter estas ereções é sinal de que há algo errado com a oxigenação e a circulação de sangue dentro do pênis. A má oxigenação resulta em perda de elasticidade e surgimento de fibroses no interior do pênis, o que causa a sua diminuição.
Os tratamentos para câncer de próstata como a prostatectomia radical, a hormonioterapia ou a radioterapia resultam em perda de ereções involuntárias, o que, consequentemente, afeta a oxigenação e a circulação sanguínea do pênis, causando a perda de tamanho.
A disfunção erétil, além da má circulação sanguínea e falta de oxigênio dentro do pênis afeta, também, a qualidade da rigidez vertical do órgão. A falta de rigidez vulnerabiliza o pênis, facilitando que dobre durante as relações sexuais, o que resulta em microtraumas e fibroses em seu interior e consequente diminuição.
A Diabetes afeta diretamente o bom funcionamento hormonal, a transmissão do impulso nervoso e a dilatação arterial. Isso impede que o paciente tenha uma penetração sem que o pênis sofra com lesões e microtraumas.
Pacientes que sofrem de problemas cardiovasculares, como insuficiência cardíaca, infarto agudo do miocárdio, entre outros, pode também desenvolver uma doença arterial peniana. O que também resulta em fibroses e encurtamento do pênis.
A Doença de Peyronie é uma condição adquirida que resulta em fibroses no interior do pênis e pode ser causada por qualquer uma das condições de saúde que tratamos anteriormente. Essas fibroses favorecem o encurtamento, a tortuosidade e o afinamento do pênis. Para que você saiba melhor o que é fibrose peniana e as formas de tratá-la, leia o blog que escrevi sobre o assunto clicando aqui.
O priapismo é uma ereção involuntário onde o sangue que circula dentro do pênis não se renova com a frequência correta, resultando em uma ereção prolongada involuntária e indesejada. O sangue parado dentro do pênis resulta em má oxigenação, o que causa a morte das células dos tecidos cavernosos. O que resulta na diminuição do pênis.
Para saber se houve perda de tamanho no pênis existem exames clínicos e autoexames que ajudam o paciente a identificar uma possível mudança no tamanho do órgão.
O autoexame é feito com o teste de estiramento em que, com o pênis flácido, você puxa a glande do órgão de duas a três vezes e analisa até onde ele estica. Outra forma de auto exame é avaliar o tamanho do pênis com ele ereto, baseado nas referências que o paciente tem do próprio órgão antes da perda de tamanho.
O exame clínico é realizado através de uma indução de ereção para garantir a maior vasodilatação dos tecidos penianos possível. Se, ainda assim, a indução de ereção não for suficiente, pode-se pressurizar a base do pênis até o seu limite para que seja possível avaliar com o paciente o grau de diminuição.
O paciente pode usar como base para avaliar o tamanho do pênis referências como: o tamanho da mão, a distância do umbigo ou os centímetros medidos por uma régua.
Para solucionar a curvatura peniana e, consequentemente a diminuição, é necessário o implante de prótese peniana. Porém, é preciso ressaltar que a prótese por si só não aumenta o pênis.
A recuperação do tamanho do pênis é feita através da Reconstrução peniana. Este procedimento permite que se solucione o afinamento, a tortuosidade e, claro, o encurtamento do pênis. Após a reconstrução, o cirurgião tem a possibilidade de escolher uma prótese que atenda ao tamanho recuperado do pênis do paciente.
Abaixo, você encontra um vídeo onde explico detalhadamente como é possível saber se o pênis diminuiu de tamanho e como é possível reverter essa situação. Assista:
Se você tem alguma dúvida ou queira falar sobre sua saúde, entre em contato comigo pelo Whatsapp ou preencha o formulário no site. Minha equipe e eu estamos prontos para atendê-lo.
O câncer de próstata é a 2ª doença que mais atinge e mata os homens, perdendo apenas para o câncer de pele. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), no primeiro semestre de 2020, o Câncer de ...
Ler maisA capacidade e qualidade de ereção após o implante de prótese peniana é uma dúvida muito comum entre meus pacientes.
Ler maisA Doença de Peyronie tem alguns tratamentos não cirúrgicos que podem solucionar o problema do paciente. Para que você fique ciente a respeito destes tratamentos, preparei uma série de três vídeos e ...
Ler mais