A Diabetes é uma doença endócrina onde o corpo não produz insulina suficiente, ou não consegue aplicá-la adequadamente, para regulamentar o nível de glicose no sangue. A falta de dissolução da glicose causa lesões arteriais e alterações neurais.
Neste blog você vai saber como a Diabetes influência na impotência sexual e quais os tratamentos urológicos existentes para a solução desse problema.
Como o corpo não produz a insulina suficiente para diluir a glicose como deveria, acumula-se açúcar no sangue. Esse acúmulo chama-se Hiperglicemia e causa consequências sérias no corpo. São elas:
Uma ereção satisfatória para uma relação sexual depende de três fatores: bom funcionamento hormonal, transmissão do impulso nervoso até a artéria peniana e dilatação arterial.
A diabetes interfere diretamente no mecanismo neural, impedindo o impulso nervoso e a sensibilidade peniana , e no mecanismo vascular, impedindo a dilatação e a pressurização peniana. Ou seja, o pênis não tem a ereção e o calibre suficientes para uma penetração sem lesões.
Existem medidas que podem ser tomadas para que a diabetes seja controlada e, assim, evitar ou conter, a impotência sexual. São eles:
Existem métodos que tratam a impotência sexual e que podem ser administrados pelo paciente. Esses métodos são os medicamentos orais e as injeções penianas.
Os medicamentos orais são indicados quando os problemas de ereção não são intensos o suficiente para partir para métodos mais radicais.
As injeções penianas são indicadas quando os medicamentos orais já não fazem o efeito esperado. O paciente precisa ser orientado pelo seu urologista sobre a forma de utilizá-la sem causar problemas maiores ao pênis. O uso inadequado das injeções penianas pode resultar em fibroses devido à aplicação incorreta do medicamento.
Existem, também, tratamentos cirúrgicos que solucionam a impotência sexual. Quando o paciente com diabetes não consegue solucionar o problema da disfunção com o uso de medicamentos e injeções, ele pode optar pela reconstrução peniana e a prótese que se aplicadas juntas, podem recuperar não só a rigidez do pênis, mas também seu calibre e tamanho.
A Diabetes causa deformidades no pênis como: diminuição do tamanho, afinamento, curvatura peniana e disfunção erétil. Esses problemas dificultam ou impossibilitam o bom funcionamento do pênis, e, portanto, que o paciente tenha uma ereção e penetração com qualidade suficiente para o ato sexual.
Caso a prótese peniana seja implantada sem que o pênis seja reconstruído, o paciente pode ter algumas complicações não só funcionais como estéticas, como a falta de rigidez, diminuição de tamanho, afinamentos e curvatura peniana.
A Reconstrução Peniana com a Técnica Egydio, é aplicada com a finalidade de alcançar o máximo alongamento e a máxima espessura do pênis. Se aliada com a prótese peniana, o paciente terá não só uma rigidez suficiente para o ato sexual como também maior calibre e tamanho do seu pênis.
Pacientes com diabetes têm dificuldades de cicatrização e maior propensão em ter infecções. A Técnica Egydio utiliza o método No-Touch, desenvolvida para evitar o contato entre as mãos do cirurgião e a pele do pênis e escroto do paciente. Esse método diminui drasticamente as possibilidades de infecções e complicações pós cirúrgicas.
Além da utilização do metódo No-Touch, existem outros cuidados que devem ser tomados para que o paciente não tenha problemas tanto durante a cirurgia de reconstrução peniana quanto na recuperação. Cuidados como:
Abaixo você encontra um vídeo onde falo sobre a impotência sexual causada pela diabetes e explico os procedimentos utilizados para solucionar o problema.
Agora que você já conhece os tratamentos possíveis para a disfunção erétil no paciente diabético, que tal avaliar a sua condição e iniciarmos uma conversa que vai trazer a sua vida sexual de volta?
Para isso, preciso de conhecer um pouco melhor. Clique no botão abaixo e preencha o formulário de disfunção erétil.
Para conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido na clínica pelo Dr. Paulo, confira:
Um questionamento muito frequente dos pacientes que passam por cirurgias é a grossura do pênis depois da prótese peniana. Essa expectativa é perfeitamente justificável e hoje vamos falar mais sobre ...
Ler maisAntes de passar por uma cirurgia para implantar uma prótese, há um ponto importante que o cirurgião deve esclarecer para que o paciente saiba o que esperar do resultado: é a validade da prótese ...
Ler maisVocê sabe qual é o tamanho médio do pênis? E quando podemos considerar que o homem tem atrofia peniana? É isto o que você vai descobrir hoje neste blog.
Ler mais