Como desentortar o pênis - Peyronie ou Curvatura Congênita?

POR Dr. Paulo Egydio

como-desentortar-o-penis

A curvatura do pênis é um assunto que gera diversas dúvidas nos homens. É muito comum recebermos perguntas como: É normal ter o pênis torto? Por que meu pênis está ficando torto? Como posso resolver a tortuosidade? Neste blog, iremos responder o que é uma curvatura peniana, como ela acontece e quais as maneiras de tratar o problema. Conhecerá a técnica cirúrgica considerada inovadora para correção da curvatura, que alonga o lado curto do pênis.

O QUE É A CURVATURA PENIANA?

A curvatura peniana é desenvolvida devido à desigualdade dos lados da túnica albugínea, membrana responsável por envolver os corpos cavernosos. Isso significa que, quando ocorre uma ereção, um lado do pênis estica e o outro lado não. Esta desigualdade entre os lados resulta em um desvio do pênis que pode ser para os lados, ou em uma combinação entre lado e cima. 

É importante dizer que existem casos em que a tortuosidade peniana é normal, ou seja, um dos lados da membrana desenvolveu-se mais curto que o outro. Se o paciente vive bem com essa tortuosidade, aprendeu a lidar com ela e não há dificuldades em ter relações sexuais, não há necessidade de tratamento para solucionar o caso. Nem todos os pênis são iguais, o que importa é que seu desempenho sexual seja satisfatório para o paciente e sua parceira.

Escrevi um blog mostrando os 5 sinais de que você precisa tratar a tortuosidade do pênis. Clique aqui para ler!

A RELAÇÃO ENTRE O PÊNIS TORTO E TRAUMAS PENIANOS

É possível que muitos homens com problemas de curvatura já tenham sofrido algum trauma no pênis. O processo de cicatrização dessas lesões normalmente provocam deformidades como tortuosidade, afinamentos e perda de tamanho. Vale lembrar que uma pequena tortuosidade, que não atrapalha a relação sexual ou a autoestima, é comum em muitos homens. Quando a curvatura atrapalha na penetração, permitindo que o pênis escape com facilidade durante os movimentos ou dobre durante as relações sexuais, é fundamental procurar ajuda médica. Além de comprometer o seu desenvolvimento sexual, isso também pode acarretar prejuízos de ordem psicológica e social.

Que tal você me contar um pouco sobre como anda a saúde do seu amigão? Entre em contato para tirar as suas dúvidas e assim podemos abrir um diálogo franco e aberto.

Se você já identificou algum sintoma, não se preocupe. Vamos mostrar neste post técnicas de como desentortar o pênis. Mas antes, é preciso conhecer os tipos de curvatura peniana.

TIPOS DE CURVATURA PENIANA

Existem dois tipos de tortuosidade peniana: a Doença de Peyronie, também conhecida como Curvatura Adquirida, e a Curvatura do Jovem ou Congênita.

Antes de explicá-las é fundamental dizer que só é possível percebê-las quando há uma ereção, pois os tecidos do pênis estão esticados. A diferença entre a elasticidade dos lados da túnica albugínea é que irá determinar para que lado o pênis irá entortar. Também pode haver um desvio para os lados e para baixo ou para cima (formando um L em direção do umbigo).

Quer saber por que o pênis curva? Clique aqui para acessar o [ebook] da Doença de Peyronie.

Doença de Peyronie (Curvatura Adquirida)

A Doença de Peyronie ocorre devido à formação de cicatrizes na túnica albugínea decorrentes de lesões. Essas lesões, ou microtraumas, podem acontecer durante o ato sexual, quando o órgão dobra ou quando escapa e há impacto com o corpo da parceira. Também podem ocorrer durante o sono em homens que têm ereções noturnas e dormem de bruços. Conheça os principais sintomas da Doença de Peyronie ou Curvatura Adquirida.

Essas fibroses geram diversos problemas no pênis como: 

  • Nódulos ou caroços, 
  • Dor no pênis durante a ereção 
  • Início da Disfunção Erétil 
  • Diminuição, afinamento ou acinturamento do pênis 
  • Curvatura Peniana acentuada

Você pode saber mais sobre a Doença de Peyronie no E-book que escrevi, clicando aqui. 

Curvatura do Jovem (Curvatura Congênita)

A Curvatura do Jovem é uma tortuosidade normal em muitos homens.
Trata-se do fato da túnica albugínea ser geneticamente menor de um lado do pênis do que de outro. Essa tortuosidade é dada como inofensiva quando não causa impactos na relação sexual ou na autoestima do homem. Contudo, é importante que ele consulte com um urologista que irá acompanhá-lo e certificá-lo de que está tudo bem e que a curvatura não irá afetar sua autoestima e bem estar.

Clicando aqui você terá acesso a um blog que escrevi sobre a Curvatura Congênita.

TRATAMENTOS CLÍNICOS PARA PÊNIS TORTO

Existem tratamentos indicados para solucionar tanto a Doença de Peyronie quanto a Curvatura Congênita. Tais métodos podem ser cirúrgicos ou clínicos, a depender de cada caso.

Em casos de Curvatura Congênita não existe a possibilidade de tratar com medicamentos, pois, conforme dito acima, o jovem já nasce com a tortuosidade.

Litotripsia ou ondas de choque

É um tratamento realizado com ondas de choque, porém os estudos são inconclusivos e não indicam uma melhoria significativa. Recebemos muitos pacientes insatisfeitos que se submeteram a esse método mas não solucionaram a curvatura. 

Bomba de Sucção Peniana

É formada por um tubo onde você introduz o pênis através de um anel na sua base. Esse tubo está ligado a uma bomba manual ou elétrica, utilizada para criar um vácuo dentro dele.

A Bomba de Sucção Peniana pode gerar algumas complicações, pois é gerada uma força considerável durante o processo de estiramento. Isso pode causar outras lesões e fibroses no pênis, trazendo uma nova curvatura ou mesmo piorando a deformidade já existente.

Tratamento medicamentoso

Pode ser eficaz na fase aguda da Doença de Peyronie, quando a curvatura ainda não estabilizou, buscando fazer com que o pênis pare de entortar. Para ter um bom resultado desse tratamento, é preciso que a Doença de Peyronie tenha sido diagnosticada precocemente.

TÉCNICAS CIRÚRGICAS PARA ENDIREITAR O PÊNIS

Em alguns casos, só é possível tratar a Doença de Peyronie com cirurgia. Isso porque as fibroses e a tortuosidade já estão em estágio avançado. A seguir, você irá conhecer procedimentos cirúrgicos utilizados para este tratamento.

Cirurgia com a Técnica de Nesbit

A Técnica de Nesbit é utilizada para igualar os lados da túnica albugínea através da redução do lado mais longo do pênis, ou seja, encurtando o lado com maior elasticidade. Embora essa técnica endireite o pênis e solucione a curvatura, ela diminui o órgão em uma escala entre meio (0,5) e cinco (5,0) centímetros, dependendo da curvatura. Outro fator delicado da Técnica de Nesbit é a utilização de pontos cirúrgicos com fios não absorvíveis que podem gerar desconforto ou dores durante as relações sexuais. Ainda assim, esta é a técnica mais tradicional para desentortar o pênis, praticada pela maioria dos profissionais. Fique atento a todos os efeitos antes de optar por ela.

Cirurgia com a Técnica Egydio

Consiste em alongar o lado curto do pênis, que está comprometido pela Doença de Peyronie ou pela Curvatura Congênita, até deixá-lo no mesmo tamanho do lado longo. Reconhecida pela comunidade médica em todo o mundo, trata-se de uma cirurgia baseada em princípios geométricos. 

tecnica-egydio-principios-geometricos-pt

Imagem: © Egydio Medical Center - Todos os direitos reservados

Essa técnica é realizada através da expansão dos tecidos do pênis do próprio paciente, com pequenos cortes na vertical e na diagonal, que permitem endireitar, alongar e corrigir afinamentos, dentro dos limites da ciência e da anatomia de cada paciente. Também é importante dizer que na Técnica Egydio não são utilizados enxertos para corrigir a curvatura, o que proporciona ao paciente melhor recuperação e satisfação com o resultado. 

Dr. Paulo Egydio vem aprimorando essa técnica desde 1998. Hoje essa técnica é reconhecida mundialmente e proporciona a correção da curvatura peniana com grande sucesso e satisfação dos pacientes. A técnica permite que inúmeros jovens e adultos retomem a normalidade no desempenho sexual.. Também conhecida como Egydio's Technique ou Egydio's Procedure, possui patentes nos EUA e na Europa.

Escrevi um blog falando sobre a Técnica Egydio e suas indicações, você pode ler clicando aqui.

Cirurgia com a Técnica Stage

A Técnica Stage é utilizada apenas em determinados tipos de curvatura congênita como complemento à Técnica Egydio, visando deixar o pênis reto e com o máximo tamanho dentro do limite da ciência . São realizadas incisões mais superficiais na túnica albugínea . Costumo utilizar este método para um refinamento final, quando há necessidade.

tecnica-stage-principios-geometricos

Imagem: © Egydio Medical Center - Todos os direitos reservados

Abaixo você encontra um vídeo onde falo sobre como desentortar o pênis e quais os métodos existentes para isso.

video-como-desentortar-o-penis

O QUE FAZER PARA DEIXAR O PÊNIS RETO?

Neste post você aprendeu um pouco sobre os tipos de curvatura do pênis e os tratamentos disponíveis.

Se você percebeu que a curvatura do seu pênis é significativa, impossibilita e atrapalha as relações sexuais ou traz algum tipo de vergonha, o primeiro passo é consultar um especialista para uma avaliação e diagnóstico preciso. Essa é a recomendação que eu daria ao meu melhor amigo que deseja cuidar deste problema e deixar o pênis reto!

Durante a consulta a ereção deve ser induzida artificialmente para que o médico estude a curvatura e indique o tratamento mais adequado.
 
AGENDAR CONSULTA
 

Caso tenha ficado com alguma dúvida, ou queira conversar sobre sua saúde, entre em contato através do formulário que está aqui no site, ou nos mande uma mensagem no WhatsApp.

Teremos o prazer de atendê-lo com total sigilo e segurança.

Dr. Paulo Egydio

MD, PhD, Referência Mundial no Tratamento da Doença de Peyronie, Pênis Curvo e Implante de Próteses Penianas. Doutor em Urologia pela USP, CRM 67482.

INSCREVA-SE NO BLOG