Colchicina e vitamina E: Remédio para a Doença de Peyronie

cirurgia para Doença de Peyronie é um tratamento seguro e eficaz para a enfermidade, mas não é o único. Quando o homem busca ajuda ao menor sinal de problema e a doença é diagnosticada cedo, ela pode ser tratada com alguns anti-inflamatórios como Colchicina e Vitamina E.

 

Existem algumas fases da Doença de Peyronie. Durante a fase inflamatória (fase inicial ou aguda), é possível se beneficiar de um tratamento menos invasivo, feito com medicamentos.

O empecilho para este tipo de tratamento é que o paciente demora para ir ao urologista. Geralmente, quando ele chega ao consultório, a condição já evoluiu e estabilizou (fase fibrótica, de estabilização ou crônica), e os medicamentos orais tendem a não apresentar bons resultados. 

Por isso, vale reforçar: se notar mudanças na anatomia do seu pênis ou se tiver dor durante a ereção ou relação sexual, procure um médico. Não deixe para depois, pois o problema pode se agravar. 

Como cuidar da Doença de Peyronie?

Entre as linhas de tratamentos clínicos para o Peyronie, os métodos mais recomendados pelos especialistas hoje em dia são:

  • Medicamentos (orais e pomadas)
  • Injeções intracavernosas
  • Mecânicos

Os tratamentos orais e tópicos para a doença não são consenso dentro da comunidade médica. Temos estudos favoráveis e outros nem tanto em relação a sua eficácia. Só um urologista poderá indicar ou não determinado medicamento para o seu caso e avaliar o resultado.

Já as injeções intracavernosas, como o Verapamil e o Xiaflex (que não está disponível no Brasil), também podem ser usadas, embora sejam tratamentos de alto custo e que, de acordo com os estudos, resultam apenas em uma ligeira melhoria na curvatura. 

O Peyronie também pode ser tratado de outras maneiras não-cirúrgicas, com opções mecânicas, como aparelhos de tração, ondas de choque e fisioterapia. São tratamentos que carecem de estudos, mas, ao mesmo tempo, bem aceitos entre a comunidade científica como tratamento complementar para a fase inicial da doença. 

É preciso, ainda, cuidar das condições associadas. É o caso da disfunção erétil, alterações hormonais, como a queda de testosterona, diabetes descontrolada, entre outras, que também podem ser tratadas com medicamentos. 

Colchicina para Doença de Peyronie funciona?

Quando falamos em medicamentos orais para o Peyronie, estamos nos referindo ao uso da colchicina que pode ser combinada à vitamina E. 

O que determinados estudos têm mostrado é que, quando usados juntos, o remédio para Doença de Peyronie colchicina e a vitamina E, em alguns casos, são capazes de desacelerar a formação de fibroses. 

Já o uso isolado dos medicamentos não tem trazido diferenças quanto à curvatura peniana ou ao tamanho da placa.

Este tratamento medicamentoso pode trazer benefícios para alguns pacientes, mas, para isso, o Peyronie deve estar em sua fase aguda. Logo, corra para o consultório do seu urologista se notar que o seu pênis está diferente. 

Antes de receitar o tratamento, o profissional vai avaliar as suas condições gerais de saúde para conferir se você está apto a tomar o medicamento. Se estiver tudo em ordem, ele também vai passar as orientações para a ingestão dos comprimidos e informar sobre possíveis efeitos adversos.

Quanto tempo dura o tratamento de Peyronie?

Se você tiver indicação para o tratamento que alia a colchicina à vitamina E, é o seu médico que vai estabelecer a duração ideal do tratamento do seu caso, acompanhar os resultados e fazer eventuais ajustes.

O que você precisa saber é que, mesmo com o avanço desse tratamento, ao longo da vida do homem, uma outra placa de fibrose pode surgir. Ou seja, o Peyronie pode voltar – e nem sempre responderá favoravelmente ao mesmo tipo de tratamento. 

Já tive  pacientes que tiveram um intervalo de 15 anos entre o surgimento de fibroses. Nesse meio tempo, eles conviveram com um pênis ligeiramente curvado, mas sem perda funcional (ou seja, que apresentava uma boa resistência vertical). Depois, foi necessário realizar a reconstrução peniana, juntamente com o implante peniano, para tratar a doença. 

O tratamento para a Doença de Peyronie deve ser individualizado. Se for possível começar a tratar clinicamente o paciente, melhor ainda, pois dessa forma evita-se uma cirurgia. 

Quando isso não é possível, a cirurgia é recomendada para devolver ao homem a funcionalidade do membro. O objetivo do tratamento cirúrgico é devolver a rigidez necessária para realizar a penetração e para o pênis não escapar durante o sexo. 

Quer saber mais sobre a Colchicina e a Vitamina E? Basta assistir ao vídeo a seguir no meu canal do YouTube:

Restou alguma dúvida sobre o tratamento com a colchicina? Se você clicar no botão abaixo, minha equipe vai poder te ajudar, e, se você quiser, é possível fazer um agendamento e vir ao consultório com todo o conforto e discrição que o momento exige.

Dr. Paulo Egydio

Médico PhD em Urologia pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros cientifícos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vido, em congressos no Brasil e Exterior.

Leituras Relacionadas

Fundo branco e sola dos pés de bebê à esquerda levemente enrugados simbolizando a dificuldade de ter filhos e a infertilidade masculina
Disfunção Eretil

Infertilidade masculina: conheça causas, sintomas e como tratar

A infertilidade masculina é uma condição que impede o homem...
Homem com impotência sexual emocional sofre de depressão
Disfunção Eretil

Sofre de impotência sexual emocional? Aprenda a lidar com o problema

A impotência sexual emocional, também conhecida como disfunção erétil psicogênica,...
Fundo preto e mãos de homem branco levemente separadas com dedos levemente separados com as palmas viradas para frente simbolizando a masturbação compulsiva
Disfunção Eretil

Masturbação compulsiva faz mal? Descubra o que é e como controlar

A masturbação compulsiva pode ter fatores físicos envolvidos, mas os psicológicos...
Idoso no consultório médico preocupado se próstata aumentada causa impotência
Disfunção Eretil

Próstata aumentada causa impotência? Entenda a relação

Uma dúvida comum entre homens é se próstata aumentada causa...