Novembro Azul: Tratamentos e Prevenção do Câncer de Próstata

POR Dr. Paulo Egydio

Novembro Azul- Tratamentos e Prevenção do Câncer de Próstata

O câncer de próstata é a 2ª doença que mais atinge e mata os homens, perdendo apenas para o câncer de pele. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer, no primeiro semestre de 2020, o Câncer de Próstata foi responsável por 29,2% das mortes dos homens no Brasil.

Para incentivar os cuidados com a saúde e apoiar a campanha de Novembro Azul, mês de conscientização à prevenção do Câncer de Próstata, fiz uma série com 06 vídeos e blogs sobre o tema para que você se sinta incentivado à cuidar da sua saúde. Para ler o 1º blog da série onde explico os sintomas do câncer de próstata e como ele é diagnosticado, clique aqui. 

Neste blog, você irá conhecer os tratamentos para o câncer de próstata e como a doença pode ser prevenida.

Tipos de tratamento para o câncer de próstata 

O tratamento ideal para combater o câncer de próstata é definido após o diagnóstico obtido através do exame de PSA, o exame de toque ou a biópsia. Também depende do estágio do câncer, ou seja, se a doença está em um estágio inicial ou mais avançado. Outros fatores, como a idade do paciente e se já teve problemas cardíacos, como infarto, também auxiliam na escolha de tratamento ideal. 

Leia mais: Saúde do homem: como manter-se saudável o ano todo? 

Após a análise das características do paciente  é escolhido o tratamento que tenha maiores chances de combater o câncer. Os tratamentos podem ser: 

  • Medicamento oral  
  • Hormonoterapia
  • Radioterapia
  • Prostatectomia radical

Dicas de prevenção do câncer de próstata 

Existem alguns cuidados que podem ser tomados para que o homem tenha boa qualidade de vida e, consequentemente, previna-se do câncer de próstata. São eles: 

  • Cuidados com colesterol e obesidade;
  • Ter uma alimentação saudável e praticar exercícios; 
  • Consultas de rotina com um urologista à partir de 45 anos; 
  • Consultas preventivas na fase adulta para monitorar a saúde; 
  • Realizar os exames e o calendário de consultas indicados pelo urologista
  • Se o paciente teve algum familiar direto diagnosticado com câncer de próstata é indicado que compareça à uma consulta com urologista. 

O câncer de próstata pode ser prevenido e tratado, não deixe sua saúde em segundo lugar. Cuide-se para ter uma boa vida ao lado se sua família e amigos. Um toque pode salvar vidas.

Abaixo, você encontra um vídeo onde explico detalhadamente como o câncer de próstata pode ser diagnosticado e qual a importância de se realizar exames periódicos para evitar que a doença se agrave. Assista.

Tratamentos e Prevenção do Câncer de Próstata

Se você tem alguma dúvida ou queira falar sobre sua saúde, entre em contato comigo pelo Whatsapp ou preencha o formulário no site. Minha equipe e eu estamos prontos para atendê-lo.

ENVIAR UM WHATSAPP

Dr. Paulo Egydio

MD, PhD, Referência Mundial no Tratamento da Doença de Peyronie, Pênis Curvo e Implante de Próteses Penianas. Doutor em Urologia pela USP, CRM 67482.

INSCREVA-SE NO BLOG