Novembro Azul: Sintomas e Diagnóstico do Câncer de Próstata

POR Dr. Paulo Egydio

Blog - Sintomas e Diagnóstico do Câncer de Próstata

O câncer de próstata é a 2ª doença que mais atinge e mata os homens, perdendo apenas para o câncer de pele. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), no primeiro semestre de 2020, o Câncer de Próstata foi responsável por 29,2% das mortes dos homens no Brasil.

Para incentivar os cuidados com a saúde e apoiar a campanha de Novembro Azul, mês de conscientização à prevenção do Câncer de Próstata, fiz uma série com 06 vídeos e blogs sobre o tema para que você se sinta incentivado à cuidar da sua saúde 

Para que serve a próstata? 

A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga e a frente do reto. Esta glândula é responsável, junto com as vesículas seminais e os testículos,  por produzir parte do sêmen liberado pelo homem durante a ejaculação. Além de manter a qualidade do Ph do sêmen e colaborar com a fertilidade. 

O câncer de próstata é a multiplicação inadequada das células que compõem a glândula prostática. Com o avançar da idade, a próstata fica mais vulnerável a aumentar de tamanho, o que resulta ou em hiperplasia benigna ou, em casos mais sérios, câncer de próstata.

Leia mais: TÉCNICA EGYDIO: O QUE É, QUANDO É INDICADA E MELHORES PRÁTICAS

 O câncer de próstata possui um alto grau de incidência, além de uma alta taxa de mortalidade. Por essa razão, ir a um urologista para fazer exames preventivos e obter o diagnóstico precoce é  tão importante. 

Como prevenir e tratar? 

O câncer de próstata não dá sinais de que há algo errado com o corpo, principalmente no seu início. O diagnóstico precoce facilita os tratamentos curativos e aumenta as chances do paciente de se recuperar. 

O exame preventivo, realizado através do exame de sangue, faz a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) produzida dentro da próstata. Porém, é preciso ressaltar que o aumento de PSA no sangue não significa, necessariamente, que o paciente tenha câncer de próstata. O aumento do PSA também pode ser resultado de uma Prostatite, inflamação na próstata que influencia o aumento de PSA no sangue. Por esse motivo, para o diagnóstico precoce é necessário associar o exame físico da próstata (palpação/toque). 

Leia Mais: Como saber se tenho Peyronie? Conheça os estágios da doença

 O exame de toque permite que o médico apalpe a próstata através do reto, em busca de pequenos ou grandes caroços. Assim, o urologista poderá avaliar a existência de nódulos dentro da glândula.

Caso os exames de PSA e toque deem sinais de que há algo errado, é preciso realizar a biópsia da próstata que irá esclarecer se há ou não a presença de células malignas. 

Se o exame preventivo e o tratamento precoce forem realizados, as chances de superação e cura do paciente tornam-se maiores. Por isso vale ressaltar que à partir dos 45 anos é essencial que o homem vá ao urologista para uma avaliação da saúde da próstata. 

Quando o paciente sente dores na estrutura óssea, vontade de urinar frequentemente e dores ao fazê-lo, ou quando há presença de sangue na urina ou no sêmen pode ser um sinal de que o câncer de próstata está em estágio avançado. Nesse momento, os tratamentos não surtem o efeito como esperado. 

Abaixo, você encontra um vídeo onde explico detalhadamente como o câncer de próstata pode ser diagnosticado e qual a importância de se realizar exames periódicos para evitar que a doença se agrave. Assista.

Novembro Azul - Sintomas e Diagnóstico do Câncer de Próstata

Se você tem alguma dúvida ou queira falar sobre sua saúde, entre em contato comigo pelo Whatsapp ou preencha o formulário no site. Minha equipe e eu estamos prontos para atendê-lo.

ENVIAR UM WHATSAPP

Dr. Paulo Egydio

MD, PhD, Referência Mundial no Tratamento da Doença de Peyronie, Pênis Curvo e Implante de Próteses Penianas. Doutor em Urologia pela USP, CRM 67482.

INSCREVA-SE NO BLOG