Reabilitação Sexual: Bomba Peniana, Fisioterapia ou Remédios?

POR Dr. Paulo Egydio

Reabilitação Sexual- Bomba Peniana, Fisioterapia ou Remédios

O câncer de próstata é a 2ª doença que mais atinge e mata os homens, perdendo apenas para o câncer de pele. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), no primeiro semestre de 2020, o Câncer de Próstata foi responsável por 29,2% das mortes dos homens no Brasil.

Para incentivar os cuidados com a saúde e apoiar a campanha de Novembro Azul, mês de conscientização à prevenção do Câncer de Próstata, fiz uma série com 06 vídeos e blogs sobre o tema para que você se sinta incentivado à cuidar da sua saúde. Para ler o 3º  blog da série onde abordo as complicações pós prostatectomia radical ou cirurgias pélvicas, clique aqui. 

Neste blog, você irá conhecer os métodos de reabilitação sexual pós prostatectomia radical. 

O que é Reabilitação Sexual?

A remoção da próstata, ocasionada pela cirurgia de prostatectomia radical, pode resultar  no mau funcionamento dos nervos, no efeito de vasodilatação, comprometendo a capacidade do paciente ter e manter a ereção.  A reabilitação sexual pós prostatectomia radical tem o intuito de manter a funcionalidade do pênis. Atualmente, existem cinco tipos de reabilitação sexual sobre as quais falaremos a seguir: 

Tratamento medicamentoso via oral

O tratamento oral é realizado com comprimidos vasodilatadores que podem ser a Tadalafina, a Sildelafila , a Vardenafila, a Lodenafila, entre outros. 

Escrevi um blog onde explico como funcionam os tratamentos medicamentosos para disfunção erétil. Para ler clique aqui.

Injeção peniana

A injeção intracavernosa, ou injeção peniana, é indicada para pacientes que não tiveram o resultado esperado com o tratamento medicamentoso. É composta por fentolamina, prostaglandina, papaverina e/ou atropina. Também pode haver a junção entre dois, três ou quatro medicamentos, resultando em composições bimix, trimix e quadrimix. Este medicamento vasodilatador é aplicado diretamente nos corpos cavernosos. 

Escrevi um blog sobre injeção peniana para solucionar a disfunção erétil. Para ler clique aqui

Uso de dispositivo a vácuo

O dispositivo a vácuo, ou bomba peniana, é um tubo onde o paciente insere o pênis criando, assim, uma pressão negativa que estimula a circulação sanguínea e a funcionalidade dos tecidos .Essa pressão provoca uma pressurização de sangue no interior dos corpos cavernosos, resultando em uma ereção. Após ter a ereção, o paciente remove o anel que envolve a bomba peniana e o pênis mantém-se ereto. 

É importante ressaltar que a pressão causada pela bomba peniana precisa ser liberada após 20 minutos de uso para não causar isquemia peniana ou necrose. 

Implante peniano 

Caso os tratamentos anteriores não proporcionem o resultado esperado, há possibilidade de o pênis do paciente sofrer com encurtamento, afinamento e tortuosidade causadas pela fibrose peniana. Apenas o implante de prótese peniana não resolve a perda de elasticidade, tamanho e calibre do pênis. É preciso também uma reconstrução peniana. Caso contrário o paciente não terá o resultado esperado com a prótese. 

Antes de realizar o implante de prótese peniana é necessário avaliar a presença de fibroses, a capacidade de estiramento e a redução e tamanho do órgão. Assim, é possível reconstruí-lo antes de implantar a prótese no paciente. 

Os tratamentos citados acima devem ser realizados sob prescrição e o acompanhamento médico. 

Abaixo, você encontra um vídeo onde explico detalhadamente os métodos de reabilitação sexual pós prostatectomia radical. Assista.

Reabilitação Sexual - Bomba Peniana, Fisioterapia ou Remédios - Blog

Se você tem alguma dúvida ou queira falar sobre sua saúde, entre em contato comigo pelo Whatsapp ou preencha o formulário no site. Minha equipe e eu estamos prontos para atendê-lo.

ENVIAR UM WHATSAPP

Dr. Paulo Egydio

MD, PhD, Referência Mundial no Tratamento da Doença de Peyronie, Pênis Curvo e Implante de Próteses Penianas. Doutor em Urologia pela USP, CRM 67482.

INSCREVA-SE NO BLOG