Bomba Peniana e Injeções Peniananas: Quem deve usar e quando?

Bomba peniana e injeções penianas são alguns dos tratamentos mais conhecidos, na América do Sul, para quem lida com disfunção erétil. Confira mais detalhes!

Os tratamentos existentes para a Disfunção Erétil causam, entre os pacientes, dúvidas sobre quais são os melhores e quando devem ser utilizados. Por isso, desenvolvi uma série de 03 blogs e vídeos onde você vai conhecer as linhas de tratamentos para solucionar a Disfunção Erétil.

No blog anterior explico o que deve ser feito quando os medicamentos orais mais conhecidos no mercado não dão o resultado esperado. 

Neste blog iremos falar sobre as injeções penianas e a bomba à vácuo. Vamos lá! 

O que é bomba peniana e como funciona?

A bomba peniana é uma alternativa de tratamento para disfunção em jovens muito conhecida, e utilizada, na América Latina. 

A bomba à vácuo é um tubo em que você coloca o pênis e cria uma pressão negativa. Essa pressurização sanguínea irá resultar em uma ereção. Depois que o pênis fica ereto, o paciente solta o anel localizado na base do pênis que é responsável por mantê-lo ereto para a relação sexual. 

Esse anel precisa ser removido de 15 a 20 minutos após a pressurização. Se o paciente não retirá-lo após esse tempo corre o risco isquemia peniana ou necrose. 

Alguns pacientes nem chegam a considerar o uso deste tratamento por vergonha de realizá-lo na frente da parceira ou pela falta de praticidade. 

O que é injeção peniana e para que serve?

Quando o paciente não responde como esperado aos comprimidos de disfunção erétil a segunda opção medicamentosa é a injeção peniana. 

A injeção peniana é um vasodilatador e deve ser utilizado com a orientação de um urologista que irá aplicá-lo na base do pênis, com uma agulha fina, para avaliar a condição circulatória e a qualidade da reação esperada.  

Além da resposta erétil do paciente, também serão feitos os exames de ecografia com doppler e ultrassonografia, para analisar o fluxo sanguíneo e a pré existência de fibroses dentro dos corpos cavernosos que possam impedir o bom funcionamento do pênis. 

A composição da injeção peniana pode ser de prostaglandina, fentolamina, papaverina e/ou atropina. Também pode haver a junção entre dois, três ou quatro medicamentos, resultando em composições bimix, trimix e quadrimix.

Para saber mais sobre a injeção peniana, acesse  o blog que escrevi sobre o assunto clicando aqui. 

Um dos grandes inconvenientes da injeção peniana é o fato de exigir uma manutenção refrigerada, ou seja, precisa ser mantido na geladeira ou em algum compartimento gelado até o momento de ser usado. Para evitar esse desconforto o paciente pode utilizar uma forma que não tenha o componente que precisa ser refrigerado. 

O paciente deve fazer a aplicação na base do pênis alternando os lados e os dias de uso. Por exemplo: se um dia ele realiza uma aplicação do lado direito, deve esperar por 24 horas para realizar a aplicação do lado esquerdo. 

Como aplicar a injecao peniana

Após a aplicação total da injeção, o paciente deve pressionar o local em que foi feita a aplicação de 30 segundos há 01 minuto. 

Como aplicar a injecao peniana 2 1

É preciso ter cuidado com a frequência de uso da injeção, o correto é que o paciente se medique com um intervalo de 48 horas, utilizando-a no máximo 03 vezes por semana.

É importante destacar que o uso das injeções penianas podem deixar de surtir efeito com o tempo ou resultar em fibroses penianas, o que, em ambas as condições, resultaria na potencialização da Disfunção Erétil.

Bomba peniana faz bem? Veja o que o Dr. Paulo Egydio fala sobre o funcionamento da bomba peniana e quando ela é indicada.

Então as injeções penianas podem agravar a situação? 

Sim. Pacientes com diabetes, hipertensão ou outras comorbidades têm maior propensão a ter problemas circulatórios. Estes problemas aumentam a probabilidade do uso das injeções resultarem em fibroses penianas 

Se você se enquadra em um desses casos, é de extrema importância que seu quadro clínico esteja controlado para o uso da injeção peniana não piore sua saúde. 

Reabilitação Peniana

Os pacientes que foram submetidos à cirurgias pélvicas, como prostatectomia radical, tem predisposição à disfunção erétil. Então, uma forma de manter esses pacientes sexualmente ativos é realizada a reabilitação peniana. 

A reabilitação tem a função de recuperação a oxigenação peniana e pode ser realizada através do uso de medicamentos, injeções intracavernosas e, em alguns casos, a bomba peniana. O tratamento adequado é indicado de acordo com o quadro clínico de cada paciente. 

Escrevi um blog sobre reabilitação peniana pós cirurgias pélvicas que você ler clicando aqui. 

Dr. Paulo Egydio

Médico PhD em Urologia pela USP, CRM 67482-SP, RQE 19514, Autor dos Princípios Geométricos (conhecido como “Técnica de Egydio”), além de outros artigos e livros cientifícos na área. Professor convidado para ministrar aulas e cirurgias ao vido, em congressos no Brasil e Exterior.

Leituras Relacionadas

Obra David de Michelangelo em mármore branco. Atrás dele, fundo branco abobadado e quadriculado. A estátua está com o pênis pequeno à mostra e representa a prótese peniana
Disfunção Eretil

Prótese peniana: um guia completo com tudo o que você precisa saber

Prótese peniana é um pequeno dispositivo colocado cirurgicamente no interior...
Fundo branco e sola dos pés de bebê à esquerda levemente enrugados simbolizando a dificuldade de ter filhos e a infertilidade masculina
Disfunção Eretil

Infertilidade masculina: conheça causas, sintomas e como tratar

A infertilidade masculina é uma condição que impede o homem...
Homem com impotência sexual emocional sofre de depressão
Disfunção Eretil

Sofre de impotência sexual emocional? Aprenda a lidar com o problema

A impotência sexual emocional, também conhecida como disfunção erétil psicogênica,...
Fundo preto e mãos de homem branco levemente separadas com dedos levemente separados com as palmas viradas para frente simbolizando a masturbação compulsiva
Disfunção Eretil

Masturbação compulsiva faz mal? Descubra o que é e como controlar

A masturbação compulsiva pode ter fatores físicos envolvidos, mas os psicológicos...
""